sexta-feira, abril 25, 2008



Potencialidades - Economia do Interior se fortalece
O crescimento econômico do Interior do Estado foi comemorado, ontem, pelo deputado Edson Vieira (PSDC). O parlamentar repercutiu a matéria publicada
no Jornal do Commercio que registrou os investimentos em vários setores, em especial, o da construção civil, cuja previsão de crescimento para este ano está entre 10% e 12%. “É preciso dotarmos o Interior de infra-estrutura, a fim de atrair investimentos e aproveitar o crescimento do Complexo Portuário de Suape”, frisou. Para o parlamentar, a consolidação do agronegócio no Vale do São Francisco e dos Pólos de Confecções, no Agreste, e do Gesso, no Araripe, são fundamentais para a expansão da economia estadual. “Vale ressaltar que, no Agreste, o Pólo de Confecções não é o único a ganhar com o bom momento econômico. O setor imobiliário também tem contabilizado bons resultados”, observou.Vieira concordou com o coordenador da Câmara Setorial, Jadoval Bezerra, que defendeu, na matéria do JC, que o desenvolvimento no Agreste também está vinculado à instalação das unidades de ensino superior, a exemplo da Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip). “Vários empreendimentos estão chegando a Caruaru, como as lojas C&A e Marisa, além de lançamentos imobiliários. Isso demonstra a diversificação e a grande potencialidade da região”, argumentou. A Câmera Setorial é ligada à Associação Comercial de Caruaru.

(Diário Oficial - 25-04-08)

quinta-feira, abril 24, 2008



Esporte - Santa Cruz se destaca em Campeonato Paraolímpico


A cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste , foi destaque na etapa regional do Campeonato Brasileiro Paraolímpico de Atletismo. O evento ocorreu entre os dias 10 e 13 de abril, em Natal (RN) e teve a participação de 1.200 atletas, entre eles, Jeanderson Douglas da Silva Tenório, 17 anos, morador de Santa Cruz. O deputado Edson Vieira (PSDC) fez um apelo, ontem, solicitando ao poder público municipal mais apoio ao esportista. A falta de incentivo municipal aos paraolímpicos foi abordada pelo jovem em entrevista publicada no blog local Diário da Sulanca. “Esses atletas são um orgulho para a cidade. Por isso peço à Prefeitura providências”, afirmou o parlamentar. A competição regional já rendeu ao jovem medalha de ouro nos 400 metros, prata nos cem metros e bronze nos 200 metros na categoria atletismo. Ele representou a equipe Apodec de Caruaru e, junto com outros 14 esportistas, trouxe 30 medalhas para Pernambuco.

(Diário Oficial - 24-04-08)

sexta-feira, abril 18, 2008

Diário Político - Diário de Pernambuco

Um grupo com 50 alunos e professores de Santa Cruz do Capibaribe passou o dia de ontem na Assembléia Legislativa, a convite do deputado Edson Vieira (PSDC). Pela manhã, o parlamentar ministrou uma aula de Cidadania, e à tarde o grupo assistiu à Sessão Plenária, tendo portanto uma noção sobre como funciona o Poder Legislativo. A iniciativa do deputado é válida do ponto de vista didático. Isto é, para saber como atuam as comissões permanentes, as audiências públicas, as CPIs, como acontecem as dicusssões em plenário, e outras coisas do gênero. Agora, ter uma noção sobre como funciona, de fato, o Poder Legislativo, isso, certamente, eles não ficaram sabendo. Nos útimos anos, os deputados, tanto no âmbito estadual quanto no federal, desvirtuaram tanto o papel do parlamentar, que a idéia que se tem é a de que as casas legislativas são balcão de negócios onde se pode tirar vantagens daqui ou dali, empregar parentes, negociar o voto em questões de interesse do governo, ainda que em detrimento dos interesses do povo, para garantir nomeações de apadrinhados, e outras coisas mais. Esta visão já está tão arraigada que muitos jovens consideram correto usar o mandato (ou qualquer outro cargo público) para tirar proveito pessoal. E, se tivessem oportunidade, esses jovens fariam o mesmo, ainda que chegassem a ser considerados corruptos ou desonestos, conforme pesquisas já divulgadas sobre o assunto. É certo que nem todos os deputados se enquadram nessas categorias. Mas os próprios parlamentares sabem que, de tanto pisar na bola, o Poder Legislativo no Brasil tem uma das piores imagens. Sendo assim, para jovens ainda em formação valem mais bons exemplos do que visitas.


Agreste - Jovens aprendem sobre cidadania

Estudantes de 26 escolas das redes pública e privada do município de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste pernambucano, participaram, ontem do projeto Conhecendo a Assembléia de Perto. A iniciativa partiu do deputado Édson Vieira (PSDC). No encontro, Vieira explicou o funcionamento da Alepe e as atribuições dos parlamentares. Os 49 jovens receberam uma cartilha intitulada Aula de Cidadania em Revista, na qual encontraram informações sobre o Palácio Joaquim Nabuco, além de um detalhamento sobre todo o trâmite legislativo. Em seguida, eles visitaram o Palácio do Governo e a sede do Tribunal de Justiça, completando, assim, a tríade dos Poderes do Estado - Executivo, Legislativo e Judiciário.À tarde, os alunos assistiram à reunião plenária e puderam acompanhar os debates e votações. Na ocasião, Vieira fez um pronunciamento sobre a definição de cidadania. "Entende-se por cidadão, o indivíduo no gozo dos seus direitos civis e políticos em um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este", explicou.O parlamentar ainda traçou paralelos entre a cidadania e os direitos humanos e citou alguns fatos que marcaram a história do País como a abolição da escravatura, a República, a democracia e o direito ao voto. "O exercício do voto é um ato de cidadania. Também não posso deixar de citar outras conquistas obtidas após a Constituição Federal de 1988, como a implementação do Código de Defesa do Consumidor", observou. Os jovens foram saudados pelos deputados Raimundo Pimentel (PSDB) e Antônio Figueirôa (PTB).

(Diário Oficial - 18-04-08)

quarta-feira, abril 16, 2008




Pólo de Confecções - Pernambucana conquista prêmio nacional do Sebrae

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2008, entregue no dia 9 de abril, em Brasília, homenageou as representantes do segmento feminino que se destacaram no cenário empresarial em nível nacional. A categoria Proprietárias de Micro e Pequenas Empresas elegeu a pernambucana, natural de Santa Cruz do Capibaribe, Áurea Xavier, como exemplo de empreendedorismo. "A competência, a garra e o constante destaque do sexo feminino nos negócios devem ser comemorados, principalmente quando uma filha da terra se sobressai entre tantas outras igualmente talentosas", afirmou, ontem, o deputado Edson Vieira (PSDC). O parlamentar também contou um pouco da "história de sucesso" da comerciante. Conhecida por todos como Aurinha, a vice-presidente do Moda Center Santa Cruz e proprietária da Loja Borde Já e começou cedo a trabalhar na Feira da Sulanca de Santa Cruz. Com 13 anos, passou a confeccionar peças próprias, conseguindo, aos 17, sua independência."Ela comprava o tecido e começava a pagar após vender a produção. Depois das dificuldades na infância, aprendeu a valorizar o crescimento por meio trabalho", elogiou o deputado. A empreendedora pretende diversificar os produtos, um dos investimentos será no setor de móveis. De acordo com Vieira, a premiação do Sebrae, criada em 2004, tem o objetivo de valorizar os negócios que aliaram oportunidade e competência. "São mulheres que transformam sonhos em realidade. Estamos orgulhosos e peço o registro dessa conquista nos Anais da Casa", enfatizou.
(Diário Oficial - 16-04-08)

quinta-feira, abril 03, 2008




Pólo de Confecções - Jornal aponta desafios da região


A série de reportagens O Pólo que não avança, publicada no Jornal Extra de Pernambuco, da cidade de Caruaru, abordou, nas últimas três semanas, as dificuldades pelas quais atravessa o Pólo de Confecções do Agreste. "A segunda matéria da série relata os problemas vividos pelos moradores das comunidades de Palestina e Oscarzão, de Santa Cruz do Capibaribe, onde a maioria das ruas não está calçada e o abastecimento de água é insuficiente", destacou o deputado Edson Vieira (PSDC).O parlamentar apontou que, em Palestina, mesmo sem água nas torneiras, algumas contas chegam a custar R$ 20,00. A água disponível na comunidade vem de cisternas e o saneamento foi feito pelos próprios moradores. "Há mais de oito anos, foram prometidos os degraus de acesso aos locais mais difíceis do bairro, mas, até hoje, não foi feito", observou. "Em Oscarzão, a realidade não é diferente. Os moradores relataram que a Polícia não atende aos chamados, mesmo com o alto índice de violência no local".Vieira denunciou as irregularidades no repasse da verba do Programa Bolsa-Família, do Governo Federal, e disse que a falta de infra-estrutura na cidade inviabiliza a competição do Pólo de Confecções. "Mesmo diante da reclamação dos moradores e dos questionamentos feitos pelo jornal, a administração da cidade negou as denúncias e responsabilizou a Compesa, o Conselho Tutelar e o Governo Federal", observou. As reportagens foram produzidas pelos jornalistas Edméa Ubirajara, Jefferson Pereira e Morgana Florêncio.

(Diário Oficial)

quarta-feira, abril 02, 2008

Agreste - Chuvas trouxeram preocupação
A chuva que trouxe benefícios para as regiões secas de Pernambuco também é motivo de preocupação. A cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do Estado, contabiliza problemas nas estruturas das pontes e passarelas. No município de Ingazeira, Sertão do Pajeú, as estradas alagadas deixam os moradores ilhados. Os deputados Edson Vieira (PSDC) e Esmeraldo Santos (PR) solicitaram o apoio do Governo do Estado, ao Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER) e às Secretarias de Transportes e de Desenvolvimento Econômico.Em Santa Cruz, algumas famílias foram prejudicadas e a passarela do Açude de Poço Fundo apresenta falhas. A estrutura está comprometida, com as grades de ferro corroídas e as rachaduras visíveis. De acordo com Vieira, uma equipe da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) orientou o isolamento da área para evitar possível desabamento. "Verônica Valadares, responsável pela Guarda Municipal, constatou que a barragem não demonstra risco de rompimento, mas falta segurança na passarela", afirmou o parlamentar. Para evitar a transição pelo local, foi instalada uma cerca de arame farpado. A medida, entretanto, é considerada por Edson Vieira como "paliativa".Isolados, os habitantes de Ingazeira não conseguem trafegar pelas estradas que levam aos municípios vizinhos, impossibilitando, muitas vezes, o transporte de doentes entre os hospitais da região. Esmeraldo Santos detalhou as dificuldades enfrentadas. "O Rio Pajeú transborda e as vias ficam alagadas. Além disso, a PE-283, que leva a Afogados da Ingazeira, não foi concluída, dificultando a comunicação entre as cidades", disse. O republicano lembrou que fez constantes apelos ao Governo do Estado e à Secretaria de Transportes solicitando a conclusão da estrada.

(Diário Oficial - 02-04-08)