sexta-feira, maio 16, 2008



Aula de cidadania


Trinta e oito alunos da escola Menino Jesus, do município de Santa Cruz do Capibaribe – Agreste – participaram do Projeto Conhecendo a Assembléia Legislativa de Perto. O convite para a Aula de Cidadania foi do deputado estadual Edson Vieira (PSDC). Os adolescentes da oitava série do Ensino Fundamental tiveram o primeiro contato com o Parlamento. “Uma aluna nossa participou da iniciativa, à época, e entendemos que seria importante para os demais conhecer o Poder”, salientou a professora de História Maria de Fátima de Oliveira. Para Vieira, projetos como esse aproximam a sociedade do Legislativo. “Essa é uma forma de mostrar o trabalho sério aqui desenvolvido”, pontuou.

Diário Oficial (16-05-08)

quinta-feira, maio 15, 2008



Festival do Jeans começa sábado

O 7º Festival do Jeans de Toritama, realizado entre os dias 17 e 24 de maio, no Parque das Feiras, espera cerca de cem mil visitantes e foi destacado, ontem, no Plenário, pelo deputado Edson Vieira (PSDC). O evento contará com 30 stands para exposição de produtos de empresas de componentes têxteis, bem como programas de computação para automatizar o comércio local. No dia 17, também será a inaugurada a terceira etapa do parque, que dobrará de tamanho e oferecerá 12 mil metros de complexo logístico e mais oito mil metros de estacionamento. A ampliação do Pólo de Confecções disponibilizará ao público duas praças de alimentação, 134 novas lojas, 1.500 boxes de gesso padronizados, um auditório com 400 lugares e uma pousada com 52 apartamentos. "Toritama fica a 170 quilômetros do Recife e possui 30 mil habitantes, mas tem uma participação da ordem de 16% na produção nacional da moda jeans. O grande fluxo comercial justifica a oferta de comodidade aos lojistas e clientes", observou o parlamentar. De acordo com o administrador do Parque das Feiras, Prudêncio Gomes, o evento tem grande importância para a moda do País. "O principal objetivo do Festival é a promoção da indústria da moda de Toritama, demonstrando que, no Nordeste, o visitante encontra produtos de qualidade com preços atrativos", explicou. Segundo o IBGE, 91,7% dos moradores da cidade estão empregados e a grande procura por mão-de-obra acaba atraindo habitantes dos municípios vizinhos.

Diário Oficial (15-05-08)

quarta-feira, maio 14, 2008



Transporte - Reunião discute situação dos toioteiros

Os problemas enfrentados pelos toioteiros do Agreste que precisam circular na Região Metropolitana do Recife (RMR) voltaram a ser abordados na Alepe. O deputado Edson Vieira (PSDC) solicitou que o Governo do Estado, os prefeitos da RMR e o Conselho Metropolitano de Transportes Urbanos encontrem uma solução para os desafios do transporte alternativo. Vieira informou que os toioteiros foram proibidos de circular na Avenida Caxangá e que o terminal de toyotas foi deslocado para Tiúma. “Hoje, acontecerá uma reunião com a Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais, os prefeitos da RMR e os toioteiros para discutir essa ação. O local é inviável e não oferece infra-estrutura adequada”, observou. O parlamentar solicitou que o ponto seja transferido para o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), por oferecer aos usuários a integração com o metrô e o terminal de ônibus. “Se essas medidas não forem consolidadas, haverá desemprego, transtorno social e queda na economia dos municípios do Agreste. Os toioteiros estão apreensivos, pois investiram nessa atividade como principal fonte de renda familiar”, alertou.
(Diário Oficial 14-05-08)

quinta-feira, maio 08, 2008



Solene - Homenagem ao empreendedorismo feminino



Competência da mulher pernambucana para o mundo dos negócios. Essa foi a razão que fez a empresária Áurea Xavier, do município de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste, ser homenageada, ontem, em reunião solene na Assembléia Legislativa do Estado. A iniciativa foi do deputado Edson Vieira (PSDC), um dos representantes de Santa Cruz na Casa. Executiva da empresa Borda Já, fábrica de bordados que gera 65 empregos diretos no município, dona Aurinha, como é conhecida, recebeu o Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios, criado em 2004 com a finalidade de incentivar o empreendedorismo feminino no Brasil. Ela foi agraciada com o troféu na categoria Proprietárias de Micro e Pequenas Empresas, em solenidade realizada na capital federal, no dia 9 de abril.Na abertura da solenidade, o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), parabenizou Edson Vieira pela iniciativa e enalteceu a capacidade empreendedora de Áurea Xavier, "que representou muito bem, em Brasília, o talento e a competência da mulher pernambucana no universo empresarial". Vieira ressaltou "a satisfação em homenagear uma representante do Agreste que teve a honra de ser premiada nacionalmente, concorrendo com todos os Estados brasileiros". "A conquista mostra a determinação e garra da mulher que vive em uma região predominantemente machista. Elas vêm contribuindo muito com o desenvolvimento econômico do Estado", afirmou Vieira.Agradecida, Aurinha disse que a importância do reconhecimento do Legislativo é "difícil expressar em palavras". A homenageada, porém, deu dicas para as mulheres que pretendem alcançar a qualidade no empreendedorismo. "Em primeiro lugar, não desistir dos sonhos, depois, procurar se aperfeiçoar no que faz, aprender a gostar do trabalho e executar as tarefas com planejamento", disse.Áurea iniciou a trajetória com uma microconfecção. Em seguida, com a parceria do Sebrae, firmou-se no mundo empresarial. Ela também integra a diretoria do Centro Comercial Moda Center de Santa Cruz, por onde circulam mais de 30 mil pessoas semanalmente, e é diretora do Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindivest-PE). O Sebrae contemplou Áurea Xavier com uma viagem internacional à Espanha, onde vai conhecer centros de excelência em empreendimentos.

Publicado no Diário Oficial do Estado - 07/05/2008.

terça-feira, maio 06, 2008

Empresária do Agreste recebe prêmio nacional

A Assembléia Legislativa de Pernambuco fará uma reunião solene em homenagem à empresária Áurea Xavier hoje às 18 horas. Ela atua no pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, e venceu o Prêmio Nacional Sebrae Mulher de Negócios na categoria micro e pequeno empresa, que foi disputado por mais de 1,2 mil concorrentes. “Vencer este prêmio foi uma surpresa”, comentou Áurea.
A homenagem foi uma idéia do deputado estadual Edson Vieira (PSDC), que também é de Santa Cruz do Capibaribe. Áurea é diretora e fundadora da empresa Borda Já que presta serviço na área de bordados industriais para outras firmas também instaladas no pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe.
A Borda Já emprega 65 pessoas e borda cerca de 200 mil peças, mensalmente. “Todos os funcionários têm carteira assinada”, disse.
A idéia de abrir uma fábrica para fazer bordados industriais surgiu quando Áurea trabalhava fazendo uma representação comercial que vendia roupas de várias fábricas de Santa Cruz do Capibaribe para um cliente de Belém do Pará. Nesta revenda das roupas, ela começou a perceber que várias fábricas contratavam terceiros para fazer os bordados industriais.
“Na época, comprei uma máquina pequena de bordar e comecei a fazer bordados para as fábricas”, disse ela, lembrando que três meses depois já estava comprando a primeira grande máquina de bordar para a empresa. A partir daí, a aquisição de máquinas e a expansão da empresa foram uma constante. Atualmente, a companhia tem nove máquinas de bordar, uma máquina a laser e um equipamento que também faz aplicações de strass em tecidos. Este ano, a Borda Já vai completar 11 anos.
A empresária também é diretora do Sindicato da Indústria do Vestuário de Pernambuco (Sindivest-PE) e vice-presidente do Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe, empreendimento que tem 6.208 boxes (que vendem confecções) e 560 lojas, incluindo 36 lanchonetes e 22 restaurantes.
Os boxes funcionam como se fosse uma banca de feira, de uma forma organizada. O Moda Center recebe cerca de 30 mil pessoas por semana.

HISTÓRICO

Aos 8 anos de idade, Áurea começou a trabalhar na feira da sulanca de Santa Cruz do Capibaribe, ajudando a mãe a vender as peças que eram confeccionadas pela sua família. “Gosto de vender e aprendi (a fazer isso) na feira”, lembrou, acrescentando que “sempre trabalhei no ramo de confecções”.
Com 38 anos, a empresária está finalizando um novo empreendimento, que passará a funcionar a partir do próximo sábado, no mesmo prédio onde funciona a Borda Já. Será o Áurea Xavier Representações, um show room que vai funcionar somente para “atacadistas de confecções”. O local é climatizado e já tem mais de 100 fábricas cadastradas que desejam mostrar o que estão produzindo.

Jornal do Commercio - PE - Economia (06-05-08)
Sebrae
A empresária santacruzense Áurea Xavier, vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, será homenageada hoje, às 18h, na Assembléia Legislativa, por sugestão do seu conterrâneo, o deputado Edson Vieira (PSDC). O prêmio é realização do Sebrae em parceria com a Secretaria das Mulheres, a Federação das Mulheres de Negócios e a FNQ.

Diário de Pernambuco - Diário Político (06-05-08)