terça-feira, maio 06, 2008

Empresária do Agreste recebe prêmio nacional

A Assembléia Legislativa de Pernambuco fará uma reunião solene em homenagem à empresária Áurea Xavier hoje às 18 horas. Ela atua no pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, e venceu o Prêmio Nacional Sebrae Mulher de Negócios na categoria micro e pequeno empresa, que foi disputado por mais de 1,2 mil concorrentes. “Vencer este prêmio foi uma surpresa”, comentou Áurea.
A homenagem foi uma idéia do deputado estadual Edson Vieira (PSDC), que também é de Santa Cruz do Capibaribe. Áurea é diretora e fundadora da empresa Borda Já que presta serviço na área de bordados industriais para outras firmas também instaladas no pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe.
A Borda Já emprega 65 pessoas e borda cerca de 200 mil peças, mensalmente. “Todos os funcionários têm carteira assinada”, disse.
A idéia de abrir uma fábrica para fazer bordados industriais surgiu quando Áurea trabalhava fazendo uma representação comercial que vendia roupas de várias fábricas de Santa Cruz do Capibaribe para um cliente de Belém do Pará. Nesta revenda das roupas, ela começou a perceber que várias fábricas contratavam terceiros para fazer os bordados industriais.
“Na época, comprei uma máquina pequena de bordar e comecei a fazer bordados para as fábricas”, disse ela, lembrando que três meses depois já estava comprando a primeira grande máquina de bordar para a empresa. A partir daí, a aquisição de máquinas e a expansão da empresa foram uma constante. Atualmente, a companhia tem nove máquinas de bordar, uma máquina a laser e um equipamento que também faz aplicações de strass em tecidos. Este ano, a Borda Já vai completar 11 anos.
A empresária também é diretora do Sindicato da Indústria do Vestuário de Pernambuco (Sindivest-PE) e vice-presidente do Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe, empreendimento que tem 6.208 boxes (que vendem confecções) e 560 lojas, incluindo 36 lanchonetes e 22 restaurantes.
Os boxes funcionam como se fosse uma banca de feira, de uma forma organizada. O Moda Center recebe cerca de 30 mil pessoas por semana.

HISTÓRICO

Aos 8 anos de idade, Áurea começou a trabalhar na feira da sulanca de Santa Cruz do Capibaribe, ajudando a mãe a vender as peças que eram confeccionadas pela sua família. “Gosto de vender e aprendi (a fazer isso) na feira”, lembrou, acrescentando que “sempre trabalhei no ramo de confecções”.
Com 38 anos, a empresária está finalizando um novo empreendimento, que passará a funcionar a partir do próximo sábado, no mesmo prédio onde funciona a Borda Já. Será o Áurea Xavier Representações, um show room que vai funcionar somente para “atacadistas de confecções”. O local é climatizado e já tem mais de 100 fábricas cadastradas que desejam mostrar o que estão produzindo.

Jornal do Commercio - PE - Economia (06-05-08)

Nenhum comentário: