segunda-feira, agosto 31, 2009





Lei da Festa das Dálias é sancionada



A lei 13.851 foi apresentada pelo deputado estadual Edson Vieira, e sancionada pelo governador Eduardo Campos. Ela consolida a Festa das Dálias como patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco.

O evento integra o Festival Pernambuco Nação Cultural, antigo Circuito do Frio, e é viabilizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico de Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

De acordo com Edson Vieira, “a baixa temperatura do município, que chega a aproximadamente 9°C, durante o período, atrai turistas de todo o País e do Exterior. Em 2008, a cidade chegou a receber cerca de 200 mil visitantes”.

A Festa das Dálias promove apresentações teatrais musicais, desfiles de moda, produção de artesanato e oficinas variadas.

Edson Vieira lembrou ainda que a Festa das Dálias foi idealizada na gestão do ex-prefeito Jânio Arruda, que sempre buscou desenvolver o turismo no município.




Ficar ou sair? Eis o drama

Setembro chega amanhã e com ele o fim do primeiro prazo das regras pré-estabelecidas para as eleições de 2010: o troca-troca partidário. Pelo que ficou estabelecido lá atrás, quando o TSE aplicou o rigor do seu entendimento, de que o mandato pertence ao partido e não a quem está no seu exercício, os políticos se inibiram.

Houve, entretanto, algumas travessias amparadas em perseguições ou na falta de identidade ideológica. Diante de tantas reclamações de deputados e senadores, que necessitam de acomodação partidária, o Congresso ainda chegou a discutir a chamada “janela da infidelidade”, mas não há mais tempo para esgotar a sua discussão e, consequentemente, a sua votação em dois turnos, tanto na Câmara quanto no Senado.

Sem brechas, os políticos se arriscam. Na Câmara, três deputados trocaram de legenda na semana passada. No Senado, saíram do PT Marina Silva (AC) e Flávio Arns (PR), e Mão Santa (PI) já anunciou que está fora do PMDB.

Em Pernambuco, a maior concentração de insatisfeitos repousa na Assembleia Legislativa – Ciro Coelho (DEM), Raimundo Pimentel (PSDB), Edson Vieira (PSDC), Sebastião Rufino (DEM) e Eduardo Porto (PTdoB). Sem amparo na lei, cada caso é diferente, mas todos temem a inelegibilidade, partindo de perseguição partidária ou da própria manifestação da justiça.

Coluna de Política - Magno Martins (Folha de Pernambuco - 31-08-09)

quarta-feira, agosto 26, 2009




Edson Vieira comemora Rodada de Negócios da Moda Pernambucana


O deputado Edson Vieira, do PSDC, destacou, nesta quarta (26), a realização da oitava edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, que ocorreu na semana passada, em Caruaru. Segundo o parlamentar, durante os três dias do evento, foram movimentados mais de onze milhões de reais.
O objetivo da rodada, realizada duas vezes ao ano, é estreitar as relações comerciais entre os participantes por meio da divulgação dos mais variados produtos e serviços do mercado de confecções regional. O parlamentar informou que noventa e quatro empresas participaram da exposição, concretizando a estratégia comercial.
Vieira ressaltou que fabricantes de moda de diversos segmentos, além de compradores atacadistas e varejistas, definem a rodada como um dos mais importantes acontecimentos do setor. Nessa última edição, ainda de acordo com o deputado, mais de mil e duzentas pessoas, de todos os Estados brasileiros, participaram do evento.


DOE - 26/08/2009

terça-feira, agosto 18, 2009


Segurança pública volta à pauta parlamentar

Em entrevista concedida ao programa Tribuna do Povo, veiculado pela rádio Santa Cruz FM e apresentado pelo comunicador Fernando Amaral, o deputado estadual Edson Vieira, do PSDC, voltou a ressaltar a problemática da segurança pública que atinge todo estado.
O parlamentar já havia realizado pronunciamento semana passada com relação ao tema na tribuna da Assembléia Legislativa.
Conforme o deputado, os índices de criminalidade no Pólo de Confecções vêm aumentando rapidamente, gerando inúmeros problemas sociais.
“O governo do estado ainda deixa muito a desejar neste quesito, e quem sai prejudicada é a população”, disparou Edson Vieira.
Com relação à vinda de 60 policiais militares que estão fazendo estágio em Santa Cruz do Capibaribe, segundo o deputado, houve uma maior sensação de segurança, porém, o problema será que após 30 dias eles terão que voltar a capital pernambucana e posteriormente serão redistribuídos por todo estado, e essa distribuição pode ser desigual.
“Cerca de 3 mil policiais que estão nas ruas, apenas mil serão enviados ao interior, então vamos cobrar do governo para que Santa Cruz do Capibaribe seja contemplada com um número maior do efetivo policial”, enfatizou Vieira.


quarta-feira, agosto 12, 2009



Polícia Militar - Agreste reivindica reforço da segurança

A violência nos municípios do Agreste pernambucano foi o tema tratado ontem pelo
deputado Edson Vieira (PSDC), que solicitou ao Poder Executivo reforço do efetivo da Polícia Militar. “Uma região que gera renda e, consequentemente, desenvolvimento para Pernambuco não pode sofrer com tão altos índices de criminalidade. O Governo do Estado precisa assegurar as condições necessárias para que os profissionais desenvolvam um trabalho de prevenção exitoso”, pontuou. De acordo com Vieira, em 2008, Santa Cruz do Capibaribe e São Domingos registraram 50 homicídios. Este ano, as localidades já contabilizaram 45 crimes desse tipo, no primeiro semestre. “Sabemos que o Governo está na iminência de disponibilizar o reforço de três mil policiais. Espero que a distribuição seja equilibrada e também beneficie o Agreste”, declarou, lembrando a importância de se combater o uso de entorpecentes. “As drogas são um adicional para conduzir os jovens à criminalidade”, argumentou.

Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 12/08/2009.

terça-feira, agosto 11, 2009





Onda de violência - O deputado Edson Vieira (PSDC) regressou, ontem, de Santa Cruz do Capibaribe, uma das suas principais bases, com números crescentes da violência no município. Quando instalou o governo naquele município, há três meses, o governador apontou uma queda de mais de 30% de homicídios. O que houve, então?
Coluna do Magno Martins - Folha de Pernambuco - 11-08-09




Festa das Dálias movimenta Taquaritinga do Norte

Apresentações teatrais e musicais, desfiles de moda, produção artesanal e oficinas culturais farão parte da 10° Festa da Dálias, que teve início ontem e segue até o próximo dia 16 de agosto, no município de Taquaritinga do Norte, Agreste do Estado. O anúncio foi feito, ontem, pelo deputado Edson Vieira (PSDC). O evento integra o Festival Pernambuco Nação Cultural, antigo Circuito do Frio, e está sendo viabilizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico de Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Prefeitura. “A baixa temperatura do município, que chega a aproximadamente 9°C, durante o período, atrai turistas de todo o País e do Exterior. Em 2008, a cidade chegou a receber cerca de 200 mil visitantes. A iniciativa valoriza a cultura e a economia local”, destacou o parlamentar. Diversos artistas como Edu e Maraial, Lenine, Elba Ramalho e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério estarão presentes. Edson Vieira lembrou que, por meio de um projeto de lei de sua autoria, a Festa das Dálias, idealizada pelo então prefeito Jânio Arruda, tornou-se, este ano, Patrimônio Cultural e Turístico de Pernambuco.Na programação, constam, ainda, oficinas, dança popular, artesanato e palestras.


(Diário Oficial - 11-08-09) Foto: Rinaldo Marques - Alepe

segunda-feira, agosto 10, 2009


Deputado diz que violência leva pânico ao polo da sulanca

O deputado Edson Vieira(PSDC), em entrevista no programa Frente a Frente, diz a Magno Martins que a sua região, compreendida entre o polo de confeções em Santa Cruz do Capibaribe e adjacências, vive momentos de pânico, tendo em vista o alto índice de violência que vem sendo constatado na área. O deputado diz que nos finais de semana é alarmante o número de mortes, e faz um apelo ao governador para que uma providência urgente seja tomada.

Fonte: Blog do Magno