terça-feira, setembro 29, 2009
Feriado movimentado na política local
Muitas lideranças regionais estiveram presentes na tarde da terça (29) na casa do Deputado Estadual Edson Vieira. Na ocasião políticos de Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga, Toritama, Santa Cruz e Brejo da Madre de Deus estiveram presentes, almoçaram e discutiram parâmetros da política estadual.
Entre as personalidades vários vereadores, o ex-prefeito de Taquaritinga Jânio Arruda, Flávio Lima prefeito de Toritama, Ernando Silvestre ex-prefeito de Santa Cruz e Mendoça Filho ex-governador.
Para Edson Vieira esses eventos mostram que sua reeleição está firme “tenho aqui diversas lideranças de Santa Cruz e das cidades vizinhas, que confiam no meu mandato e estão fortes comigo para essa reeleição” afirmou Vieira.
Após a solenidade de entrega da Medalha Pe. Zuzinha os vereadores de Santa Cruz também se juntaram as demais lideranças, e no final da tarde a comitiva prestigiou a procissão de São Miguel e do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, e seguiram pelas principais ruas da cidade.
Pré-candidatos a Assembléia Legislativa de Pernambuco em 2010 falam a CDL
Confira na íntegra a entrevista com o Deputado Estadual Esdson Vieira
Informativo CDL: O Brasil tem acompanhado mais uma vez, nas últimas semanas, o desenrolar de escândalos de corrupção no Congresso Nacional, evidenciando o jogo de interesses e a falta de transparência nos atos de nossos representantes. Em sua opinião, qual deveria ser o posicionamento do Governo Federal diante de tais escândalos e, qual o caminho para que os políticos readquiram a confiança dos cidadãos?
Edson Vieira: O posicionamento do Governo Federal deveria, embora que isso não aconteça em nosso país, ser total isenção e liberdade ao Senado para apurar todas as denúncias que estão acontecendo. O Brasil hoje, passa por um processo de transformação, mas ao mesmo tempo não se dá a liberdade necessária para que os partidos sigam as suas diretrizes. Hoje, o que estamos vendo no Senado Nacional, o que já aconteceu com a Câmara é um presidente da República (diga-se de passagem) está colocando tudo embaixo do tapete. Hoje, temos bons e maus políticos sem dúvida! Agora que a política enfrenta esta dificuldade, por conta que você defende um princípio e, vai as urnas, numa campanha, em um palanque, no guia eleitoral, no plano de governo, promete fazer algo para a população, então, a população está descrente. A verdade é cortar na própria carne! Levantando a bandeira da moralidade, a independência dos princípios corretos, não que o Sr. X ou a Srª. Y tenham um pensamento e que um ou outro estão certos, mas sim que a democracia está aí para todos se expressarem, agora defenda e fale o porquê e, não fazer como o jogo de interesses que está aí.
Informativo CDL: Observamos que o Deputado utiliza diversos meios de comunicação como ferramenta para informar e aproximar os seus eleitores do seu mandato. Como o Sr. tem planejado as ações através destes veículos de informação e qual a importância destes mecanismos para a sociedade?
Edson Vieira: A importância dos meios de comunicação se dá pela proximidade que se atinge um eleitor, pois todos estão conectados com algum desses meios, pois ficam informados de tudo que acontece. É uma ferramenta de fácil acesso. Uma grande parte da sociedade hoje, tem aceso a internet, tem acesso a informação, seja ela pelos blogs ou pelo sites. Eu procuro fazer assim, porque eu tenho um entendimento que é um caminho próximo de chegar, e ele irá tomar ciência do que nós estamos fazendo. Não que eu seja contra a outros meios de comunicação, mas eu acho que é uma maneira nova de valorizar os profissionais e deixar a população bem informada.
Informativo CDL: Nas eleições de 2006 o Deputado Edson Vieira foi eleito com 39.378 votos. Tendo em vista o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 2 anos e meio como representante dos pernambucanos na Assembléia Legislativa e, há pouco mais de um ano para o próximo pleito eleitoral, quais as suas expectativas quanto à possibilidade de ser reeleito para mais 4 anos como Deputado Estadual?
Edson Vieira: As melhores possíveis. Graças a Deus, mesmo fazendo parte da bancada de oposição, na Assembléia Legislativa tenho dado assistência as minhas bases, disputei uma eleição para Prefeito em Santa Cruz, mas nem por conta disso deixei de dar atenção nas bases aonde fui votado. 90% das bases que me apoiaram, estão seguras para votar no Deputado Edson Vieira de novo, por quê? Por que fomos coerentes e cumprimos com as nossas promessas, com as metas de campanha, fui solidário, fui amigo e, espero ser reeleito. Para se ter uma idéia nós estamos avançando os contatos com lideranças fora da região como São José da Coroa Grande, como também, aqui próximo que é o caso da cidade de Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, como as cidades circunvizinhas a Santa Cruz do Capibaribe a qual tenho absoluta confiança que me reelegerão como Deputado Estadual.
Informativo CDL: Especula-se que Santa Cruz do Capibaribe contará com a candidatura de 3 representantes naturais da cidade pleiteando vagas na Assembléia Legislativa de Pernambuco a partir de 2011. Na sua visão, o que o diferencia dos demais possíveis candidatos e, o que poderá favorecê-lo na hora da escolha do voto por parte do eleitorado santacruzense?
Edson Vieira: Diferencio-me por que minha candidatura é viável, uma candidatura que já mostrou durante este período que estou na assembléia legislativa um diferencial para os outros que já foram deputados aqui em Santa Cruz do Capibaribe e por não está disputando uma eleição simplesmente por carreira, por querer ser candidato ou por querer preparar um terreno para ser candidato a prefeito, eu não preciso fazer isso. Nas nossas ações eu digo com absoluta certeza, eu participei ativamente de quase todos os processos da cidade, digo a questão do ICMS para o Pólo de Confecções, pois diante disto os comerciantes e confeccionistas de Santa Cruz sabem das minhas audiências públicas que aconteceram em Recife, assim, conseguimos um grande feito, com o advento do Super Simples, a diferença de ICMS da alíquota que chegou até 19%, no Governo Jarbas era 10% tendo uma dedução 5% ficando em 5%. Hoje, só está em 4%. Eu me sinto feliz por ter contribuindo ativamente. Tivemos outros projetos como a Lei do DPVAT do Seguro do DPVAT aqui do boletim de ocorrência que dá direito ao cidadão ficar informado sobre caso algum acidente automobilístico, ou outro qualquer. Eu tenho feito essas ações e acredito que tenho representado bem a minha região especialmente o Pólo de Confecções, junto as associações e a sociedade civil.
Informativo CDL: Comenta-se que o Deputado estaria analisando a possibilidade de migrar de partido para as próximas eleições legislativas, em busca de fortalecimento de sua futura candidatura. O que isto significaria em termos de apoios e alianças na conjuntura política local, caso esteja correta esta informação e, de que maneira seria fortalecida sua candidatura?
Edson Vieira: Estou analisando esta questão, mas primeiro tem a questão da fidelidade partidária, tem essa reforma política que infelizmente o Congresso Nacional mais uma vez vai se omitir com isso e, isso faz com que se remeta a sua primeira pergunta sobre a descrença nos políticos, pois vem a justiça e toma as atitudes que eram para o Congresso Nacional fazer. Então, já se sabe que não vai haver janela, agora nesta reforma eleitoral que o Congresso não irá votar também. Estou analisando, eu pertenço ao PSDC. Já fui convidado por outras siglas partidárias para mudar, dentre elas o PMDB, PSDB, DEM, PR, PPS, mas agora na segunda quinzena de setembro, vamos ter uma certeza maior, pois que se a mudança de partido ocorra para qual eu irei, claro e evidentemente que mudando de sigla partidária eu vou procurar um partido que tenha identidade e que seja um partido politicamente forte, não só aqui em Pernambuco, como também, no país. (Ao dar esta entrevista o Dep. Est. Edson Vieira ainda não havia mudado de coligação.)
Informativo CDL: Como o Deputado Edson Vieira avalia os trabalhos desenvolvidos pela Câmara de Dirigentes Lojista de Santa Cruz do Capibaribe?
Edson Vieira: De grande importância. A CDL que tem várias conquistas aqui na cidade, que todos os seus presidentes honraram o nome da CDL por terem se preocupados com o social, com o confeccionista, com o lojista, por terem oferecido cursos a população. A CDL é de grande importância e, aqui posso dizer que disputei uma eleição para prefeito e, se eu estivesse tido a honra de ter sido eleito prefeito de Santa Cruz a CDL, eu teria o prazer da entidade indicar o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Capibaribe, o secretário de Indústria e Comércio. Um grande feito que nós participamos foi a Audiência do BNB que a CDL se fez presente, que nós estamos lutando em conjunto com as outras entidades locais e do Pólo, para implantarmos uma agência do BNB aqui em Santa Cruz do Capibaribe. Não é fácil, pois envolve muitos segmentos, mas é uma luta também da CDL e a CDL tem feito muito por Santa Cruz e o Comércio.
Informativo CDL: Para finalizar, qual a mensagem que o Sr, deixa para os empreendedores do Pólo de Confecções de Pernambuco?
Edson Vieira: Que podem contar com o Deputado Edson Vieira e que vocês possam ter a certeza que nós estamos na Assembléia Legislativa, na Casa Joaquim Nabuco, se não fazendo, tentando fazer o melhor, porque eu sei que é grande a responsabilidade que nós temos, mas eu tenho a honra de representar os confeccionistas, o Pólo de Confecções e chamar a responsabilidade para mim, eu não fujo da raia. Nós precisamos criar uma marca para Santa Cruz. Hoje, eu fui indagado porque a estrada, a BR 104 se chama a BR do Jeans? Porque Jeans significa a cidade de Toritama para o entendimento de alguns e, porque não ser BR da Moda? Eu respondi simplesmente porque em Toritama criou-se uma marca. Por que desde as administrações passadas qual era o slogan da Prefeitura Municipal de Toritama? A Capital do Jeans. Qual é a marca que tem Santa Cruz do Capibaribe? Ela não tem nenhuma marca que a identifique, o que ela tem que nós sabemos é que Santa Cruz é a capital da sulanca. Para alguns é bom, para outros não, pois acham que sulanca é um nome pejorativo. Mas eu defendo que nós tenhamos um slogan “A Capital da Moda” ou “A Capital da Confecção”, mas que tenha, pois daí você cria uma marca para a cidade. Somos os pioneiros, pois o que Toritama, Caruaru, Surubim são, receberam a participação de Santa Cruz e o raio de empregos que nós oferecemos nesta região é muito. Era esta a mensagem, um alerta para as autoridades, para os Deputados, Prefeitos, Vereadores, Governador, CDL todos para que possamos discutir isso e implementar em Santa Cruz do Capibaribe.
fonte: Blog da CDL
quarta-feira, setembro 23, 2009
Agreste - Pólo de Confecções cobra reforço do efetivo policial
O aumento da criminalidade nos municípios que integram o Pólo de Confecções localizado no Agreste pernambucano chamou a atenção do deputado Edson Vieira (PSDB). Ontem à tarde, durante o Grande Expediente, o parlamentar voltou a solicitar ao Governo do Estado providências. De janeiro a setembro deste ano, Santa Cruz do Capibaribe registrou 42 homicídios.
Na semana passada, uma comissão integrada pelo parlamentar, prefeitos, vereadores e sociedade civil conseguiu um encontro com o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva. Vieira explicou a preocupação com a proximidade dos meses de maior movimentação nas feiras de moda e disse ter ouvido do gestor o reconhecimento quanto à necessidade de incrementar as Polícias. “Ainda na segunda-feira, felizmente, o governador anunciou o envio de 163 policiais militares (PMs) para a região”. Do reforço ao efetivo, 60 homens farão a segurança no município de Santa Cruz do Capibaribe, que passará a contar com 184 PMs.
Em apartes, os deputados Miriam Lacerda (DEM) e Esmeraldo Santos (PR) foram solidários ao pleito. “Garantir a segurança é essencial para o fortalecimento econômico da região”, observou a integrante do Democratas, representante do município de Caruaru na Alepe. “Em São Caetano, também lutamos contra o banditismo e, a partir do trabalho desenvolvido pelo Governo, acredito que conseguiremos superar as dificuldades”, salientou Santos.
(D.O.E.) em 24/09/2009.
terça-feira, setembro 22, 2009
PSDC não pedirá mandato de Edson Vieira
...Também filiaram-se ao PSDB os deputados estaduais Edson Vieira e Eduardo Porto, vindos, respectivamente, do PSDC e do PTdoB. Além da ex-deputada Aurora Cristina; do ex-prefeito de Timbaúba, Gilson Muniz, e dos empresários Álvaro Mendonça e Mário Ricardo - que disputou a Prefeitura de Igarassu pelo PSL. Esposa do vereador e presidente estadual do PSDC, Luíz Vidal, Beatriz Vidal - que atualmente responde pela legenda - adiantou que o mandato de Edson Vieira não será pedido na Justiça. “Isso foi um assunto bastante discutido no partido. Entendemos que, por continuar na oposição mesmo depois de o PSDC passar a apoiar o Governo, Edson deveria se desfiliar”, comentou. Presidente estadual do PTdoB, Belarmino Souza, não retornou às ligações...
(Folha de Pernamabuco - 19-09-09)
Sérgio Guerra - Meta do PSDB é fortalecer
Seria mais um encontro para filiação de novos quadros ao PSDB, os deputados estaduais Edson Vieira (ex-PSDC) e Eduardo Porto (ex-PTdoB), mas o senador e presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, transformou a reunião de ontem à tarde num ato de “auto-afirmação” tucana. O cacique garantiu que, antes de mergulhar de corpo e alma no projeto aliancista de retomar o poder estadual, a sigla tem como prioridade seu próprio fortalecimento em 2010, ampliando os espaços na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.Com o argumento de que o PSDB foi o partido que mais cresceu entre os oposicionistas - em 2008, a sigla disputou direta ou indiretamente 71 prefeituras -, Sérgio Guerra destacou que “ninguém deve duvidar do papel do PSDB”. “O partido é leal e espera lealdade de quem está com ele”, cobrou o senador, que fez questão de reafirmar para os militantes a identidade própria da legenda. “Crescemos com as nossas próprias pernas e o nosso valor”, disse. “O PSDB não é o PMDB, ou o DEM ou o PPS. Se fosse, não seria o que mais cresceu nesse período (em que todos estão na oposição)”, destacou o parlamentar.Sérgio Guerra também voltou a negar que seu relacionamento próximo ao governador Eduardo Campos (PSB), a quem chamou de “amigo”, irá interferir no caminho do PSDB no ano que vem “Não temos problemas com o governador. Tenho estima e amizade com ele, mas meu campo é um e o dele é outro”, ratificou Guerra, que, no entanto, disse não ter problemas em ajudar governos que não são do seu campo de político.Apesar do posicionamento firme, o senador pernambucano continua entusiasta da candidatura de Jarbas Vasconcelos ao Governo. “Acreditamos na vitória de Jarbas, mas a (eventual) campanha (contra Eduardo) será árida”, profetizou.
ARTHUR CUNHA (Folha de Pernambuco – 19-09-09)
PSDB ganha mais dois deputados estaduais
Depois de fazer suspense e tentar guardar segredo quanto ao destino partidário, os deputados Edson Vieira (PSDC) e Eduardo Porto (PTdoB) assinam, hoje, suas fichas de filiação ao PSDB. Para selar a travessia, os tucanos programaram um ato, para as 15h de hoje, na sede da legenda, no Derby. O sinal verde para realização do evento foi dado esta semana pelo presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra, segundo informou a deputada tucana, Terezinha Nunes. Ela avisou que também se filiarão na ocasião Aurora Cristina, esposa do ex-prefeito de Garanhuns, Silvino Duarte, o ex-deputado Gilson Muniz, de Timbaúba, Mário Ricardo, de Igarassu e Álvaro Mendonça, empresário do Recife. As especuladas aquisições dos democratas Ciro Coelho e Sebastião Rufino pelo PSDB, por enquanto, estão fora dos planos.
A impressão de Terezinha é que eles permanecerão no DEM com o qual vêm travando negociações há algum tempo. Quebrando levemente o silêncio, Edson Vieira, que vinha optando por não tratar do assunto, atribuiu a ida ao PSDB a “questões internas”, mais especificamente à sua postura oposicionista, dentro de uma sigla alinhada ao Palácio do Campo das Princesas. A expectativa dele em relação à nova legenda é “positiva”. “Vamos fazer José Serra (PSDB-governador de São Paulo) ganhar as eleições para a Presidência e vamos ter o senador Jarbas Vasconcelos aqui como candidato, e a reeleição de Sérgio Guerra. A meta é essa”, enumerou.
RENATA BEZERRA DE MELO (Folha de Pernambuco -18-09-09)
sexta-feira, setembro 18, 2009
Deputado se filiará ao PSDB hoje a tarde
Hoje a tarde o Deputado Estadual Edson Vieira se filiará ao forte PSDB, será mais deputado, reforçando o ninho tucano na Assembléia Legislativa do Estado. "É uma mudança significativa em minha vida política, é um partido de grande responsabilidade e têm personalidades muito importantes como José Serra, Sérgio Guerra e Aécio Neves" enfatizou Vieira.
Com a filiação, Edson voltará ao partido tucano, “com muita satisfação e orgulho estou retornando ao PSDB, foi uma escolha acertada e só trará benefícios para a região, o relacionamento com o PSDC é normal, mas não concordo com algumas questões da sigla”, encerrou o Deputado.
Em breve mais notícias e as imagens exclusivas da filiação.
quinta-feira, setembro 17, 2009
quarta-feira, setembro 16, 2009
Agreste - Estradas limitam desenvolvimento
A realização de reparos em estradas do Agreste do Estado foi solicitada, ontem, em reunião plenária, pelo deputado Édson Vieira (PSDC). O parlamentar fez um apelo ao secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira Júnior, e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), no sentido de adotar as providências necessárias. A PE-90, no trecho entre os municípios de Toritama e Surubim, encontra-se mal conservada, ocasionando transtornos aos motoristas. Já a PE-130, que liga Vertentes e Taquaritinga do Norte, não possui acostamento adequado.
“Solicito ao Governo do Estado que analise e providencie a recuperação o mais rápido possível. Também são necessárias melhorias nas PEs 160 e 145. “Vale ressaltar que além de prejudicar a população, a falta de estrutura dessas estradas prejudica o Polo de Confecções”, observou.
DOE: 16/09/09
quinta-feira, setembro 10, 2009
Edson Vieira não aceita mudanças no PSDC
As mudanças nas diretrizes do Partido Social Democrata Cristão (PSDC), que apoia, atualmente, o Governo do Estado, foram criticadas, ontem, pelo deputado Edson Vieira, integrante do partido.
O parlamentar explicou que, nas eleições de 2006, o partido era coligado à União por Pernambuco, fazendo oposição ao atual governador. “Entretanto, hoje, os interesses são outros, e venho sendo pressionado pelo partido para tomar uma posição quanto ao assunto", pontuou.
Segundo ele, como líder do partido na Casa, em nenhum momento foi comunicado sobre a mudança. “Agora, estando próximo às filiações partidárias, sou informado. Venho atuando dentro de uma postura e pretendo continuar com este pensamento", destacou Vieira, completando que não está existindo respeito com os integrantes do partido do Estado. "Sigo uma linha, a que o partido seguiu e fez a coligação desde 2004. Com isso, pretendo lutar para que, em Pernambuco, o PSDC não troque de diretriz", salientou.
Vereador de Brejo declara apoio a Edson Vieira
O vereador situacionista de Brejo da Madre de Deus Hilário Paulo (PSDC) declarou publicamente hoje pela manhã, durante entrevista no Manhã Interativa (Rádio Vale AM 1370 kHz) seu apoio irrestrito a reeleição do deputado estadual Edson Vieira (PSDC).
Durante a entrevista ao ser questionado sobre o possível apoio do prefeito de Brejo Dr. Edson ao deputado Edson Vieira o vereador afirmou que ainda não conversou com o chefe do executivo local sobre isso. Porém deixou a entender uma notável sintonia entre os xarás.
Fonte: Blog do Melqui
terça-feira, setembro 08, 2009
Edson Vieira relata atropelamento de criança em Santa Cruz do Capibaribe
O deputado Edson Vieira, do PSDC, foi à tribuna, nesta terça (oito de setembro), registrar a morte de uma criança de dez anos, no último dia sete, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste.
De acordo com o parlamentar, Maria Jaciara da Silva voltava do desfile cívico comemorativo da Independência do Brasil, quando foi atropelada por um motorista de uma S-dez, que não prestou socorro à vitima.
Na avaliação de Edson, o perímetro urbano do município de Santa Cruz do Capibaribe necessita de sinalização adequada, lombadas, além de fiscalização eletrônica para evitar que tais ocorrências se repitam. (A.E.F.)
Publicada em 08/09/2009
Edson Vieira consegue ações do SEBRAE para Santa Cruz
Santa Cruz do Capibaribe vai receber na segunda quinzena de setembro a primeira turma do Programa de Orientação ao Futuro Empresário Próprio.
A medida é fruto da audiência provocada pelo deputado estadual Edson Vieira (PSDC), com o diretor superintendente do órgão, Nilo Simões. O programa será realizado com o apoio das entidades representativas como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe e vai disponibilizar 40 vagas.
Para o deputado Edson Vieira, a medida vem numa boa hora. “É uma importante medida que busca ampliar nossos horizontes comerciais. Um Pólo mais qualificado é um pólo mais competitivo”, assinala.
A cidade de Toritama também será contemplada com o projeto Jornada SEBRAE, que vai proporcionar uma qualificação mais eficaz aos empreendedores do Pólo de Confecções do Agreste.
Santa Cruz do Capibaribe vai receber na segunda quinzena de setembro a primeira turma do Programa de Orientação ao Futuro Empresário Próprio.
A medida é fruto da audiência provocada pelo deputado estadual Edson Vieira (PSDC), com o diretor superintendente do órgão, Nilo Simões. O programa será realizado com o apoio das entidades representativas como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe e vai disponibilizar 40 vagas.
Para o deputado Edson Vieira, a medida vem numa boa hora. “É uma importante medida que busca ampliar nossos horizontes comerciais. Um Pólo mais qualificado é um pólo mais competitivo”, assinala.
A cidade de Toritama também será contemplada com o projeto Jornada SEBRAE, que vai proporcionar uma qualificação mais eficaz aos empreendedores do Pólo de Confecções do Agreste.
quinta-feira, setembro 03, 2009
Deu no Blog do Inaldo
Cadê o BNB? - Pode parecer mentira, mas não é. Santa Cruz do Capibaribe, capital nacional da “sulanca”, onde são fabricadas, por ano, 850 mil peças de roupa, não tem agência do BNB. Só agora é que o deputado Édson Vieira (PSDC), que é de lá, levou esse pleito à direção geral, em Fortaleza.
Cadê o BNB? - Pode parecer mentira, mas não é. Santa Cruz do Capibaribe, capital nacional da “sulanca”, onde são fabricadas, por ano, 850 mil peças de roupa, não tem agência do BNB. Só agora é que o deputado Édson Vieira (PSDC), que é de lá, levou esse pleito à direção geral, em Fortaleza.
-
Polo de Confecções ganha reforço na luta por agências do BNB
Parlamentares da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Alepe decidiram apoiar as reivindicações do deputado Edson Vieira (PSDC) para instalar agências do Banco do Nordeste (BNB), no Agreste do Estado. O presidente do colegiado, deputado Geraldo Coelho (PTB), sugeriu enviar uma correspondência formal ao presidente da instituição financeira, Roberto Smith, apresentando o pedido.
O objetivo é assegurar aos empresários do Polo de Confecções mais facilidade de acesso a linhas de crédito. “A medida contribuirá para acelerar o crescimento regional e, por conseguinte, dará novo fôlego à economia de Pernambuco”, argumentou o petebista. O Agreste fatura, anualmente, cerca de R$ 1,73 bilhão – somente com a comercialização de peças de roupa. A atividade, em Pernambuco, corresponde a 13% do que é produzido no País.
O segmento gera, aproximadamente, 90 mil postos de emprego e representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. “A produção de moda tem grande relevância para o desenvolvimento e, ao longo dos anos, conseguimos destaque no cenário nacional”, complementou. Os empreendedores pernambucanos sugeriram a construção de duas agências do BNB, nos municípios de Santa Cruz do Capibaribe e de Toritama, sendo uma em cada localidade. Além de anunciar o apoio às negociações com o banco federal, a Comissão ainda distribuiu nove proposições e aprovou sete.
O colegiado concedeu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 1.186/09, de autoria do Poder Executivo, remanejando R$ 5,5 milhões em favor da Secretaria Executiva de Ressocialização.
DOE. 03/09/2009.
terça-feira, setembro 01, 2009
Edson Vieira pede instalação de agências do BNB no Polo de Confecções
O deputado Edson Vieira, do PSDC, pediu, nesta terça(01), o apoio dos parlamentares e do presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, para que seja aberta uma agência do Banco do Nordeste do Brasil no Polo de Confecções do Agreste.
Segundo o parlamentar, apesar da região ser um exemplo de empreendedorismo de sucesso, ainda não conta com agências do BNB. O deputado lembrou que os comerciantes e industriais reivindicam a implantação de uma unidade do banco, visando financiar projetos de investimento.
De acordo com Vieira, o polo, que tem como municípios de destaque Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, responde por setenta e três por cento da produção do Estado e treze por cento da nacional do setor, com faturamento de 1,7 bilhões de reais. O deputado acrescentou que, segundo o Sindicato do Vestuário de Pernambuco, na região estão instaladas doze mil empresas, que geram noventa mil empregos e produzem oitocentos e cinquenta milhões de peças por ano.
Para o deputado, diante do potencial econômico do polo, é necessária a concessão de linha de crédito específica para a atividade têxtil, pois assim os produtores poderão gerar mais emprego e continuar fazendo moda de qualidade. Augusto Coutinho(DEM) , salientou que Pernambuco tem dado exemplo para todo o Brasil, pois conseguiu estabelecer uma região próspera e economicamente viável.
Miriam Lacerda, do Democratas, ressaltou que o Governo precisa agir para estimular ainda mais o crescimento do polo. Terezinha Nunes, do PSDB, sugeriu a formação de uma comissão de parlamentares para cobrar do BNB a instalação de, pelo menos, uma agência na região. Já Amaury Pinto, do PR, afirmou que, ao saber dos bons indicadores do Agreste, renova a esperança de ver Paulista se tornar o segundo polo de confecções do Estado.
DOE 01/09/2009
Assinar:
Postagens (Atom)