terça-feira, setembro 29, 2009


Pré-candidatos a Assembléia Legislativa de Pernambuco em 2010 falam a CDL



Confira na íntegra a entrevista com o Deputado Estadual Esdson Vieira


Informativo CDL: O Brasil tem acompanhado mais uma vez, nas últimas semanas, o desenrolar de escândalos de corrupção no Congresso Nacional, evidenciando o jogo de interesses e a falta de transparência nos atos de nossos representantes. Em sua opinião, qual deveria ser o posicionamento do Governo Federal diante de tais escândalos e, qual o caminho para que os políticos readquiram a confiança dos cidadãos?

Edson Vieira: O posicionamento do Governo Federal deveria, embora que isso não aconteça em nosso país, ser total isenção e liberdade ao Senado para apurar todas as denúncias que estão acontecendo. O Brasil hoje, passa por um processo de transformação, mas ao mesmo tempo não se dá a liberdade necessária para que os partidos sigam as suas diretrizes. Hoje, o que estamos vendo no Senado Nacional, o que já aconteceu com a Câmara é um presidente da República (diga-se de passagem) está colocando tudo embaixo do tapete. Hoje, temos bons e maus políticos sem dúvida! Agora que a política enfrenta esta dificuldade, por conta que você defende um princípio e, vai as urnas, numa campanha, em um palanque, no guia eleitoral, no plano de governo, promete fazer algo para a população, então, a população está descrente. A verdade é cortar na própria carne! Levantando a bandeira da moralidade, a independência dos princípios corretos, não que o Sr. X ou a Srª. Y tenham um pensamento e que um ou outro estão certos, mas sim que a democracia está aí para todos se expressarem, agora defenda e fale o porquê e, não fazer como o jogo de interesses que está aí.



Informativo CDL: Observamos que o Deputado utiliza diversos meios de comunicação como ferramenta para informar e aproximar os seus eleitores do seu mandato. Como o Sr. tem planejado as ações através destes veículos de informação e qual a importância destes mecanismos para a sociedade?

Edson Vieira: A importância dos meios de comunicação se dá pela proximidade que se atinge um eleitor, pois todos estão conectados com algum desses meios, pois ficam informados de tudo que acontece. É uma ferramenta de fácil acesso. Uma grande parte da sociedade hoje, tem aceso a internet, tem acesso a informação, seja ela pelos blogs ou pelo sites. Eu procuro fazer assim, porque eu tenho um entendimento que é um caminho próximo de chegar, e ele irá tomar ciência do que nós estamos fazendo. Não que eu seja contra a outros meios de comunicação, mas eu acho que é uma maneira nova de valorizar os profissionais e deixar a população bem informada.



Informativo CDL: Nas eleições de 2006 o Deputado Edson Vieira foi eleito com 39.378 votos. Tendo em vista o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 2 anos e meio como representante dos pernambucanos na Assembléia Legislativa e, há pouco mais de um ano para o próximo pleito eleitoral, quais as suas expectativas quanto à possibilidade de ser reeleito para mais 4 anos como Deputado Estadual?

Edson Vieira: As melhores possíveis. Graças a Deus, mesmo fazendo parte da bancada de oposição, na Assembléia Legislativa tenho dado assistência as minhas bases, disputei uma eleição para Prefeito em Santa Cruz, mas nem por conta disso deixei de dar atenção nas bases aonde fui votado. 90% das bases que me apoiaram, estão seguras para votar no Deputado Edson Vieira de novo, por quê? Por que fomos coerentes e cumprimos com as nossas promessas, com as metas de campanha, fui solidário, fui amigo e, espero ser reeleito. Para se ter uma idéia nós estamos avançando os contatos com lideranças fora da região como São José da Coroa Grande, como também, aqui próximo que é o caso da cidade de Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, como as cidades circunvizinhas a Santa Cruz do Capibaribe a qual tenho absoluta confiança que me reelegerão como Deputado Estadual.

Informativo CDL: Especula-se que Santa Cruz do Capibaribe contará com a candidatura de 3 representantes naturais da cidade pleiteando vagas na Assembléia Legislativa de Pernambuco a partir de 2011. Na sua visão, o que o diferencia dos demais possíveis candidatos e, o que poderá favorecê-lo na hora da escolha do voto por parte do eleitorado santacruzense?

Edson Vieira: Diferencio-me por que minha candidatura é viável, uma candidatura que já mostrou durante este período que estou na assembléia legislativa um diferencial para os outros que já foram deputados aqui em Santa Cruz do Capibaribe e por não está disputando uma eleição simplesmente por carreira, por querer ser candidato ou por querer preparar um terreno para ser candidato a prefeito, eu não preciso fazer isso. Nas nossas ações eu digo com absoluta certeza, eu participei ativamente de quase todos os processos da cidade, digo a questão do ICMS para o Pólo de Confecções, pois diante disto os comerciantes e confeccionistas de Santa Cruz sabem das minhas audiências públicas que aconteceram em Recife, assim, conseguimos um grande feito, com o advento do Super Simples, a diferença de ICMS da alíquota que chegou até 19%, no Governo Jarbas era 10% tendo uma dedução 5% ficando em 5%. Hoje, só está em 4%. Eu me sinto feliz por ter contribuindo ativamente. Tivemos outros projetos como a Lei do DPVAT do Seguro do DPVAT aqui do boletim de ocorrência que dá direito ao cidadão ficar informado sobre caso algum acidente automobilístico, ou outro qualquer. Eu tenho feito essas ações e acredito que tenho representado bem a minha região especialmente o Pólo de Confecções, junto as associações e a sociedade civil.


Informativo CDL: Comenta-se que o Deputado estaria analisando a possibilidade de migrar de partido para as próximas eleições legislativas, em busca de fortalecimento de sua futura candidatura. O que isto significaria em termos de apoios e alianças na conjuntura política local, caso esteja correta esta informação e, de que maneira seria fortalecida sua candidatura?

Edson Vieira: Estou analisando esta questão, mas primeiro tem a questão da fidelidade partidária, tem essa reforma política que infelizmente o Congresso Nacional mais uma vez vai se omitir com isso e, isso faz com que se remeta a sua primeira pergunta sobre a descrença nos políticos, pois vem a justiça e toma as atitudes que eram para o Congresso Nacional fazer. Então, já se sabe que não vai haver janela, agora nesta reforma eleitoral que o Congresso não irá votar também. Estou analisando, eu pertenço ao PSDC. Já fui convidado por outras siglas partidárias para mudar, dentre elas o PMDB, PSDB, DEM, PR, PPS, mas agora na segunda quinzena de setembro, vamos ter uma certeza maior, pois que se a mudança de partido ocorra para qual eu irei, claro e evidentemente que mudando de sigla partidária eu vou procurar um partido que tenha identidade e que seja um partido politicamente forte, não só aqui em Pernambuco, como também, no país. (Ao dar esta entrevista o Dep. Est. Edson Vieira ainda não havia mudado de coligação.)

Informativo CDL: Como o Deputado Edson Vieira avalia os trabalhos desenvolvidos pela Câmara de Dirigentes Lojista de Santa Cruz do Capibaribe?

Edson Vieira: De grande importância. A CDL que tem várias conquistas aqui na cidade, que todos os seus presidentes honraram o nome da CDL por terem se preocupados com o social, com o confeccionista, com o lojista, por terem oferecido cursos a população. A CDL é de grande importância e, aqui posso dizer que disputei uma eleição para prefeito e, se eu estivesse tido a honra de ter sido eleito prefeito de Santa Cruz a CDL, eu teria o prazer da entidade indicar o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Capibaribe, o secretário de Indústria e Comércio. Um grande feito que nós participamos foi a Audiência do BNB que a CDL se fez presente, que nós estamos lutando em conjunto com as outras entidades locais e do Pólo, para implantarmos uma agência do BNB aqui em Santa Cruz do Capibaribe. Não é fácil, pois envolve muitos segmentos, mas é uma luta também da CDL e a CDL tem feito muito por Santa Cruz e o Comércio.

Informativo CDL: Para finalizar, qual a mensagem que o Sr, deixa para os empreendedores do Pólo de Confecções de Pernambuco?

Edson Vieira: Que podem contar com o Deputado Edson Vieira e que vocês possam ter a certeza que nós estamos na Assembléia Legislativa, na Casa Joaquim Nabuco, se não fazendo, tentando fazer o melhor, porque eu sei que é grande a responsabilidade que nós temos, mas eu tenho a honra de representar os confeccionistas, o Pólo de Confecções e chamar a responsabilidade para mim, eu não fujo da raia. Nós precisamos criar uma marca para Santa Cruz. Hoje, eu fui indagado porque a estrada, a BR 104 se chama a BR do Jeans? Porque Jeans significa a cidade de Toritama para o entendimento de alguns e, porque não ser BR da Moda? Eu respondi simplesmente porque em Toritama criou-se uma marca. Por que desde as administrações passadas qual era o slogan da Prefeitura Municipal de Toritama? A Capital do Jeans. Qual é a marca que tem Santa Cruz do Capibaribe? Ela não tem nenhuma marca que a identifique, o que ela tem que nós sabemos é que Santa Cruz é a capital da sulanca. Para alguns é bom, para outros não, pois acham que sulanca é um nome pejorativo. Mas eu defendo que nós tenhamos um slogan “A Capital da Moda” ou “A Capital da Confecção”, mas que tenha, pois daí você cria uma marca para a cidade. Somos os pioneiros, pois o que Toritama, Caruaru, Surubim são, receberam a participação de Santa Cruz e o raio de empregos que nós oferecemos nesta região é muito. Era esta a mensagem, um alerta para as autoridades, para os Deputados, Prefeitos, Vereadores, Governador, CDL todos para que possamos discutir isso e implementar em Santa Cruz do Capibaribe.

fonte: Blog da CDL

Nenhum comentário: