quinta-feira, junho 12, 2008


Santa Cruz do Capibaribe poderá ter pista de pouso e heliporto
Solicitação foi feita pelo deputado Edson Vieira (PSDC) ao governador

O deputado Edson Vieira (PSDC) apresentou terça-feira uma Indicação para o Governo do Estado na qual solicita a construção de uma pista de pouso e um heliporto em Santa Cruz do Capibaribe, para garantir que o município possa contar com um ponto de aterrissagens seguro. “Atualmente, os pousos são realizados no estádio Otávio Limeira Alves, de propriedade do Ypiranga, que serve como ponto improvisado de aterrissagem de helicópteros, dentro do perímetro urbano e sem os devidos cuidados com a segurança da aeronave e do povo”, justificou.
O deputado lembra que Santa Cruz do Capibaribe é um dos maiores pólos de desenvolvimento do Estado de Pernambuco, tem a segunda menor taxa de pobreza do Estado, depois de Fernando de Noronha, sua economia cresceu mais que qualquer outra cidade do País nos últimos dez anos, numa taxa de 60,4%, e possui pleno emprego para sua gente, atraindo mão-de-obra de vários estados, criando oportunidades e possibilitando uma existência digna àqueles que a procuram. “Contudo, esta cidade, que tanto faz pelo progresso pernambucano, não possui qualquer suporte para o transporte aéreo; não há pista de pouso pública própria, nem mesmo um heliporto”, acrescentou.
“Não podemos conceber que uma cidade de tamanha importância para Pernambuco e que atrai a atenção de diversos grupos econômicos, cujas empresas exportam para outros continentes, veja-se privada de um ponto de aterrisagem”, concluiu.

sexta-feira, maio 16, 2008



Aula de cidadania


Trinta e oito alunos da escola Menino Jesus, do município de Santa Cruz do Capibaribe – Agreste – participaram do Projeto Conhecendo a Assembléia Legislativa de Perto. O convite para a Aula de Cidadania foi do deputado estadual Edson Vieira (PSDC). Os adolescentes da oitava série do Ensino Fundamental tiveram o primeiro contato com o Parlamento. “Uma aluna nossa participou da iniciativa, à época, e entendemos que seria importante para os demais conhecer o Poder”, salientou a professora de História Maria de Fátima de Oliveira. Para Vieira, projetos como esse aproximam a sociedade do Legislativo. “Essa é uma forma de mostrar o trabalho sério aqui desenvolvido”, pontuou.

Diário Oficial (16-05-08)

quinta-feira, maio 15, 2008



Festival do Jeans começa sábado

O 7º Festival do Jeans de Toritama, realizado entre os dias 17 e 24 de maio, no Parque das Feiras, espera cerca de cem mil visitantes e foi destacado, ontem, no Plenário, pelo deputado Edson Vieira (PSDC). O evento contará com 30 stands para exposição de produtos de empresas de componentes têxteis, bem como programas de computação para automatizar o comércio local. No dia 17, também será a inaugurada a terceira etapa do parque, que dobrará de tamanho e oferecerá 12 mil metros de complexo logístico e mais oito mil metros de estacionamento. A ampliação do Pólo de Confecções disponibilizará ao público duas praças de alimentação, 134 novas lojas, 1.500 boxes de gesso padronizados, um auditório com 400 lugares e uma pousada com 52 apartamentos. "Toritama fica a 170 quilômetros do Recife e possui 30 mil habitantes, mas tem uma participação da ordem de 16% na produção nacional da moda jeans. O grande fluxo comercial justifica a oferta de comodidade aos lojistas e clientes", observou o parlamentar. De acordo com o administrador do Parque das Feiras, Prudêncio Gomes, o evento tem grande importância para a moda do País. "O principal objetivo do Festival é a promoção da indústria da moda de Toritama, demonstrando que, no Nordeste, o visitante encontra produtos de qualidade com preços atrativos", explicou. Segundo o IBGE, 91,7% dos moradores da cidade estão empregados e a grande procura por mão-de-obra acaba atraindo habitantes dos municípios vizinhos.

Diário Oficial (15-05-08)

quarta-feira, maio 14, 2008



Transporte - Reunião discute situação dos toioteiros

Os problemas enfrentados pelos toioteiros do Agreste que precisam circular na Região Metropolitana do Recife (RMR) voltaram a ser abordados na Alepe. O deputado Edson Vieira (PSDC) solicitou que o Governo do Estado, os prefeitos da RMR e o Conselho Metropolitano de Transportes Urbanos encontrem uma solução para os desafios do transporte alternativo. Vieira informou que os toioteiros foram proibidos de circular na Avenida Caxangá e que o terminal de toyotas foi deslocado para Tiúma. “Hoje, acontecerá uma reunião com a Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais, os prefeitos da RMR e os toioteiros para discutir essa ação. O local é inviável e não oferece infra-estrutura adequada”, observou. O parlamentar solicitou que o ponto seja transferido para o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), por oferecer aos usuários a integração com o metrô e o terminal de ônibus. “Se essas medidas não forem consolidadas, haverá desemprego, transtorno social e queda na economia dos municípios do Agreste. Os toioteiros estão apreensivos, pois investiram nessa atividade como principal fonte de renda familiar”, alertou.
(Diário Oficial 14-05-08)

quinta-feira, maio 08, 2008



Solene - Homenagem ao empreendedorismo feminino



Competência da mulher pernambucana para o mundo dos negócios. Essa foi a razão que fez a empresária Áurea Xavier, do município de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste, ser homenageada, ontem, em reunião solene na Assembléia Legislativa do Estado. A iniciativa foi do deputado Edson Vieira (PSDC), um dos representantes de Santa Cruz na Casa. Executiva da empresa Borda Já, fábrica de bordados que gera 65 empregos diretos no município, dona Aurinha, como é conhecida, recebeu o Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios, criado em 2004 com a finalidade de incentivar o empreendedorismo feminino no Brasil. Ela foi agraciada com o troféu na categoria Proprietárias de Micro e Pequenas Empresas, em solenidade realizada na capital federal, no dia 9 de abril.Na abertura da solenidade, o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), parabenizou Edson Vieira pela iniciativa e enalteceu a capacidade empreendedora de Áurea Xavier, "que representou muito bem, em Brasília, o talento e a competência da mulher pernambucana no universo empresarial". Vieira ressaltou "a satisfação em homenagear uma representante do Agreste que teve a honra de ser premiada nacionalmente, concorrendo com todos os Estados brasileiros". "A conquista mostra a determinação e garra da mulher que vive em uma região predominantemente machista. Elas vêm contribuindo muito com o desenvolvimento econômico do Estado", afirmou Vieira.Agradecida, Aurinha disse que a importância do reconhecimento do Legislativo é "difícil expressar em palavras". A homenageada, porém, deu dicas para as mulheres que pretendem alcançar a qualidade no empreendedorismo. "Em primeiro lugar, não desistir dos sonhos, depois, procurar se aperfeiçoar no que faz, aprender a gostar do trabalho e executar as tarefas com planejamento", disse.Áurea iniciou a trajetória com uma microconfecção. Em seguida, com a parceria do Sebrae, firmou-se no mundo empresarial. Ela também integra a diretoria do Centro Comercial Moda Center de Santa Cruz, por onde circulam mais de 30 mil pessoas semanalmente, e é diretora do Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindivest-PE). O Sebrae contemplou Áurea Xavier com uma viagem internacional à Espanha, onde vai conhecer centros de excelência em empreendimentos.

Publicado no Diário Oficial do Estado - 07/05/2008.

terça-feira, maio 06, 2008

Empresária do Agreste recebe prêmio nacional

A Assembléia Legislativa de Pernambuco fará uma reunião solene em homenagem à empresária Áurea Xavier hoje às 18 horas. Ela atua no pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, e venceu o Prêmio Nacional Sebrae Mulher de Negócios na categoria micro e pequeno empresa, que foi disputado por mais de 1,2 mil concorrentes. “Vencer este prêmio foi uma surpresa”, comentou Áurea.
A homenagem foi uma idéia do deputado estadual Edson Vieira (PSDC), que também é de Santa Cruz do Capibaribe. Áurea é diretora e fundadora da empresa Borda Já que presta serviço na área de bordados industriais para outras firmas também instaladas no pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe.
A Borda Já emprega 65 pessoas e borda cerca de 200 mil peças, mensalmente. “Todos os funcionários têm carteira assinada”, disse.
A idéia de abrir uma fábrica para fazer bordados industriais surgiu quando Áurea trabalhava fazendo uma representação comercial que vendia roupas de várias fábricas de Santa Cruz do Capibaribe para um cliente de Belém do Pará. Nesta revenda das roupas, ela começou a perceber que várias fábricas contratavam terceiros para fazer os bordados industriais.
“Na época, comprei uma máquina pequena de bordar e comecei a fazer bordados para as fábricas”, disse ela, lembrando que três meses depois já estava comprando a primeira grande máquina de bordar para a empresa. A partir daí, a aquisição de máquinas e a expansão da empresa foram uma constante. Atualmente, a companhia tem nove máquinas de bordar, uma máquina a laser e um equipamento que também faz aplicações de strass em tecidos. Este ano, a Borda Já vai completar 11 anos.
A empresária também é diretora do Sindicato da Indústria do Vestuário de Pernambuco (Sindivest-PE) e vice-presidente do Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe, empreendimento que tem 6.208 boxes (que vendem confecções) e 560 lojas, incluindo 36 lanchonetes e 22 restaurantes.
Os boxes funcionam como se fosse uma banca de feira, de uma forma organizada. O Moda Center recebe cerca de 30 mil pessoas por semana.

HISTÓRICO

Aos 8 anos de idade, Áurea começou a trabalhar na feira da sulanca de Santa Cruz do Capibaribe, ajudando a mãe a vender as peças que eram confeccionadas pela sua família. “Gosto de vender e aprendi (a fazer isso) na feira”, lembrou, acrescentando que “sempre trabalhei no ramo de confecções”.
Com 38 anos, a empresária está finalizando um novo empreendimento, que passará a funcionar a partir do próximo sábado, no mesmo prédio onde funciona a Borda Já. Será o Áurea Xavier Representações, um show room que vai funcionar somente para “atacadistas de confecções”. O local é climatizado e já tem mais de 100 fábricas cadastradas que desejam mostrar o que estão produzindo.

Jornal do Commercio - PE - Economia (06-05-08)
Sebrae
A empresária santacruzense Áurea Xavier, vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, será homenageada hoje, às 18h, na Assembléia Legislativa, por sugestão do seu conterrâneo, o deputado Edson Vieira (PSDC). O prêmio é realização do Sebrae em parceria com a Secretaria das Mulheres, a Federação das Mulheres de Negócios e a FNQ.

Diário de Pernambuco - Diário Político (06-05-08)

sexta-feira, abril 25, 2008



Potencialidades - Economia do Interior se fortalece
O crescimento econômico do Interior do Estado foi comemorado, ontem, pelo deputado Edson Vieira (PSDC). O parlamentar repercutiu a matéria publicada
no Jornal do Commercio que registrou os investimentos em vários setores, em especial, o da construção civil, cuja previsão de crescimento para este ano está entre 10% e 12%. “É preciso dotarmos o Interior de infra-estrutura, a fim de atrair investimentos e aproveitar o crescimento do Complexo Portuário de Suape”, frisou. Para o parlamentar, a consolidação do agronegócio no Vale do São Francisco e dos Pólos de Confecções, no Agreste, e do Gesso, no Araripe, são fundamentais para a expansão da economia estadual. “Vale ressaltar que, no Agreste, o Pólo de Confecções não é o único a ganhar com o bom momento econômico. O setor imobiliário também tem contabilizado bons resultados”, observou.Vieira concordou com o coordenador da Câmara Setorial, Jadoval Bezerra, que defendeu, na matéria do JC, que o desenvolvimento no Agreste também está vinculado à instalação das unidades de ensino superior, a exemplo da Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip). “Vários empreendimentos estão chegando a Caruaru, como as lojas C&A e Marisa, além de lançamentos imobiliários. Isso demonstra a diversificação e a grande potencialidade da região”, argumentou. A Câmera Setorial é ligada à Associação Comercial de Caruaru.

(Diário Oficial - 25-04-08)

quinta-feira, abril 24, 2008



Esporte - Santa Cruz se destaca em Campeonato Paraolímpico


A cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste , foi destaque na etapa regional do Campeonato Brasileiro Paraolímpico de Atletismo. O evento ocorreu entre os dias 10 e 13 de abril, em Natal (RN) e teve a participação de 1.200 atletas, entre eles, Jeanderson Douglas da Silva Tenório, 17 anos, morador de Santa Cruz. O deputado Edson Vieira (PSDC) fez um apelo, ontem, solicitando ao poder público municipal mais apoio ao esportista. A falta de incentivo municipal aos paraolímpicos foi abordada pelo jovem em entrevista publicada no blog local Diário da Sulanca. “Esses atletas são um orgulho para a cidade. Por isso peço à Prefeitura providências”, afirmou o parlamentar. A competição regional já rendeu ao jovem medalha de ouro nos 400 metros, prata nos cem metros e bronze nos 200 metros na categoria atletismo. Ele representou a equipe Apodec de Caruaru e, junto com outros 14 esportistas, trouxe 30 medalhas para Pernambuco.

(Diário Oficial - 24-04-08)

sexta-feira, abril 18, 2008

Diário Político - Diário de Pernambuco

Um grupo com 50 alunos e professores de Santa Cruz do Capibaribe passou o dia de ontem na Assembléia Legislativa, a convite do deputado Edson Vieira (PSDC). Pela manhã, o parlamentar ministrou uma aula de Cidadania, e à tarde o grupo assistiu à Sessão Plenária, tendo portanto uma noção sobre como funciona o Poder Legislativo. A iniciativa do deputado é válida do ponto de vista didático. Isto é, para saber como atuam as comissões permanentes, as audiências públicas, as CPIs, como acontecem as dicusssões em plenário, e outras coisas do gênero. Agora, ter uma noção sobre como funciona, de fato, o Poder Legislativo, isso, certamente, eles não ficaram sabendo. Nos útimos anos, os deputados, tanto no âmbito estadual quanto no federal, desvirtuaram tanto o papel do parlamentar, que a idéia que se tem é a de que as casas legislativas são balcão de negócios onde se pode tirar vantagens daqui ou dali, empregar parentes, negociar o voto em questões de interesse do governo, ainda que em detrimento dos interesses do povo, para garantir nomeações de apadrinhados, e outras coisas mais. Esta visão já está tão arraigada que muitos jovens consideram correto usar o mandato (ou qualquer outro cargo público) para tirar proveito pessoal. E, se tivessem oportunidade, esses jovens fariam o mesmo, ainda que chegassem a ser considerados corruptos ou desonestos, conforme pesquisas já divulgadas sobre o assunto. É certo que nem todos os deputados se enquadram nessas categorias. Mas os próprios parlamentares sabem que, de tanto pisar na bola, o Poder Legislativo no Brasil tem uma das piores imagens. Sendo assim, para jovens ainda em formação valem mais bons exemplos do que visitas.


Agreste - Jovens aprendem sobre cidadania

Estudantes de 26 escolas das redes pública e privada do município de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste pernambucano, participaram, ontem do projeto Conhecendo a Assembléia de Perto. A iniciativa partiu do deputado Édson Vieira (PSDC). No encontro, Vieira explicou o funcionamento da Alepe e as atribuições dos parlamentares. Os 49 jovens receberam uma cartilha intitulada Aula de Cidadania em Revista, na qual encontraram informações sobre o Palácio Joaquim Nabuco, além de um detalhamento sobre todo o trâmite legislativo. Em seguida, eles visitaram o Palácio do Governo e a sede do Tribunal de Justiça, completando, assim, a tríade dos Poderes do Estado - Executivo, Legislativo e Judiciário.À tarde, os alunos assistiram à reunião plenária e puderam acompanhar os debates e votações. Na ocasião, Vieira fez um pronunciamento sobre a definição de cidadania. "Entende-se por cidadão, o indivíduo no gozo dos seus direitos civis e políticos em um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este", explicou.O parlamentar ainda traçou paralelos entre a cidadania e os direitos humanos e citou alguns fatos que marcaram a história do País como a abolição da escravatura, a República, a democracia e o direito ao voto. "O exercício do voto é um ato de cidadania. Também não posso deixar de citar outras conquistas obtidas após a Constituição Federal de 1988, como a implementação do Código de Defesa do Consumidor", observou. Os jovens foram saudados pelos deputados Raimundo Pimentel (PSDB) e Antônio Figueirôa (PTB).

(Diário Oficial - 18-04-08)

quarta-feira, abril 16, 2008




Pólo de Confecções - Pernambucana conquista prêmio nacional do Sebrae

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2008, entregue no dia 9 de abril, em Brasília, homenageou as representantes do segmento feminino que se destacaram no cenário empresarial em nível nacional. A categoria Proprietárias de Micro e Pequenas Empresas elegeu a pernambucana, natural de Santa Cruz do Capibaribe, Áurea Xavier, como exemplo de empreendedorismo. "A competência, a garra e o constante destaque do sexo feminino nos negócios devem ser comemorados, principalmente quando uma filha da terra se sobressai entre tantas outras igualmente talentosas", afirmou, ontem, o deputado Edson Vieira (PSDC). O parlamentar também contou um pouco da "história de sucesso" da comerciante. Conhecida por todos como Aurinha, a vice-presidente do Moda Center Santa Cruz e proprietária da Loja Borde Já e começou cedo a trabalhar na Feira da Sulanca de Santa Cruz. Com 13 anos, passou a confeccionar peças próprias, conseguindo, aos 17, sua independência."Ela comprava o tecido e começava a pagar após vender a produção. Depois das dificuldades na infância, aprendeu a valorizar o crescimento por meio trabalho", elogiou o deputado. A empreendedora pretende diversificar os produtos, um dos investimentos será no setor de móveis. De acordo com Vieira, a premiação do Sebrae, criada em 2004, tem o objetivo de valorizar os negócios que aliaram oportunidade e competência. "São mulheres que transformam sonhos em realidade. Estamos orgulhosos e peço o registro dessa conquista nos Anais da Casa", enfatizou.
(Diário Oficial - 16-04-08)

quinta-feira, abril 03, 2008




Pólo de Confecções - Jornal aponta desafios da região


A série de reportagens O Pólo que não avança, publicada no Jornal Extra de Pernambuco, da cidade de Caruaru, abordou, nas últimas três semanas, as dificuldades pelas quais atravessa o Pólo de Confecções do Agreste. "A segunda matéria da série relata os problemas vividos pelos moradores das comunidades de Palestina e Oscarzão, de Santa Cruz do Capibaribe, onde a maioria das ruas não está calçada e o abastecimento de água é insuficiente", destacou o deputado Edson Vieira (PSDC).O parlamentar apontou que, em Palestina, mesmo sem água nas torneiras, algumas contas chegam a custar R$ 20,00. A água disponível na comunidade vem de cisternas e o saneamento foi feito pelos próprios moradores. "Há mais de oito anos, foram prometidos os degraus de acesso aos locais mais difíceis do bairro, mas, até hoje, não foi feito", observou. "Em Oscarzão, a realidade não é diferente. Os moradores relataram que a Polícia não atende aos chamados, mesmo com o alto índice de violência no local".Vieira denunciou as irregularidades no repasse da verba do Programa Bolsa-Família, do Governo Federal, e disse que a falta de infra-estrutura na cidade inviabiliza a competição do Pólo de Confecções. "Mesmo diante da reclamação dos moradores e dos questionamentos feitos pelo jornal, a administração da cidade negou as denúncias e responsabilizou a Compesa, o Conselho Tutelar e o Governo Federal", observou. As reportagens foram produzidas pelos jornalistas Edméa Ubirajara, Jefferson Pereira e Morgana Florêncio.

(Diário Oficial)

quarta-feira, abril 02, 2008

Agreste - Chuvas trouxeram preocupação
A chuva que trouxe benefícios para as regiões secas de Pernambuco também é motivo de preocupação. A cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do Estado, contabiliza problemas nas estruturas das pontes e passarelas. No município de Ingazeira, Sertão do Pajeú, as estradas alagadas deixam os moradores ilhados. Os deputados Edson Vieira (PSDC) e Esmeraldo Santos (PR) solicitaram o apoio do Governo do Estado, ao Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER) e às Secretarias de Transportes e de Desenvolvimento Econômico.Em Santa Cruz, algumas famílias foram prejudicadas e a passarela do Açude de Poço Fundo apresenta falhas. A estrutura está comprometida, com as grades de ferro corroídas e as rachaduras visíveis. De acordo com Vieira, uma equipe da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) orientou o isolamento da área para evitar possível desabamento. "Verônica Valadares, responsável pela Guarda Municipal, constatou que a barragem não demonstra risco de rompimento, mas falta segurança na passarela", afirmou o parlamentar. Para evitar a transição pelo local, foi instalada uma cerca de arame farpado. A medida, entretanto, é considerada por Edson Vieira como "paliativa".Isolados, os habitantes de Ingazeira não conseguem trafegar pelas estradas que levam aos municípios vizinhos, impossibilitando, muitas vezes, o transporte de doentes entre os hospitais da região. Esmeraldo Santos detalhou as dificuldades enfrentadas. "O Rio Pajeú transborda e as vias ficam alagadas. Além disso, a PE-283, que leva a Afogados da Ingazeira, não foi concluída, dificultando a comunicação entre as cidades", disse. O republicano lembrou que fez constantes apelos ao Governo do Estado e à Secretaria de Transportes solicitando a conclusão da estrada.

(Diário Oficial - 02-04-08)

quarta-feira, março 26, 2008



Vieira denuncia crise na educação

A situação educacional em Santa Cruz do Capibaribe foi o destaque do pronunciamento do deputado Edson Vieira (PSDC), ontem, na Alepe. De acordo com o parlamentar, os alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal estão sem aulas, água potável e merenda escolar. "Os discentes fazem rateios entre si para comprar água potável, pois as unidades de ensino não estão sendo abastecidas", observou, acrescentando que outro problema é o fechamento de escolas na zona rural e de dois cursos de Educação para Jovens e Adultos (EJA), articulado pelo Ministério da Educação. De acordo com Vieira, vários alunos, principalmente os mais carentes, assistem às aulas "não apenas pela fome de conhecimento, mas pela merenda, que, para esses alunos, é a principal refeição do dia". "A situação se torna lastimável, pois já estamos no primeiro trimestre do ano letivo e as escolas municipais ainda não receberam os alimentos", ressaltou.Outro problema destacado é a defasagem dos salários dos professores em relação ao aumento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). No ano de 2004, o salário médio de um docente em Santa Cruz do Capibaribe era em torno de R$ 550,00, atualmente, um professor da rede municipal de ensino recebe em média R$ 650,00. "Nos últimos quarto anos, tivemos um aumento total de aproximadamente 100% nos repasses do Fundeb, mas não houve reajuste de salário. Se a verba tivesse sido repassada, os professores receberiam, em média, R$ 1,3mil", ressaltou.
(Diário Oficial - 26-03-08)

terça-feira, março 25, 2008



Edson Vieira defende funcionamento de coletoria em Santa Cruz do Capibaribe

O deputado Edson Vieira, do PSDC, criticou, nesta segunda (24), a possível transferência da Coletoria de Santa Cruz do Capibaribe para outra cidade da Região Agreste. De acordo com o parlamentar, a permanência do órgão no município está ameaçada em decorrência das atividades de uma feira, instalada à frente da Coletoria.Vieira informou que, na última semana, técnicos da Secretaria Estadual da Fazenda estiveram na cidade para defender a retirada da feira do local. Segundo o deputado, o apelo foi feito junto ao poder público municipal, mas ainda não foi atendido. Vieira informou que se a medida não foi aplicada, a Coletoria pode ser transferida para a cidade de Toritama.

quarta-feira, março 19, 2008



Santa Cruz do Capibaribe - Conselho aguarda verba


O repasse da verba mensal da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente foi cobrado, ontem, pelo deputado Edson Viera (PSDC). O Termo de Ajustamento de Conduta, assinado entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente diz que o poder público deve repassar R$ 10 mil mensalmente para o Conselho Municipal.De acordo com o parlamentar, durante 2007, a Prefeitura deveria ter disponibilizado R$ 120 mil, mas só foi destinada à entidade R$ 63 mil. Em 2006, o conselho receberia R$ 50 mil, mas contou com menos da metade desse valor. "Há um déficit de mais de R$ 58 mil", alertou, acrescentando que, com o descumprimento do termo, deve ser aplicada sobre a Prefeitura multa diária de um salário mínimo. "Informo que ingressarei com uma representação no MPPE para que seja garantido o cumprimento do acordo", observou.Funasa - Vieira também ressaltou uma reivindicação dos vereadores de Caruaru sobre a gratificação que o Governo Federal vai conceder aos funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). “O benefício contemplará somente duas categorias da fundação”, lamentou. Esmeraldo Santos (PR) também ressaltou ser “injusto” que o benefício não contemple a todos.

quarta-feira, março 12, 2008


Governo Jarbas - Vieira reivindica autoria de obras no Agreste

A autoria do recapeamento da PE-160; da nova Adutora de Tabocas, que possibilita que a água da Barragem de Jucazinho abasteça o município de Santa Cruz do Capibaribe; e da duplicação da ponte que liga Santa Cruz ao distrito de São Domingos foi contestada, ontem, no Plenário, pelo deputado Edson Vieira (PSDC).De acordo com o parlamentar, as melhorias no Agreste pernambucano foram atribuídas "erroneamente" pelo deputado Antônio Figueirôa (PTB) ao Todos por Pernambuco, programa criado no atual Governo. Vieira citou documento datado de abril de 2006 com a execução da nova Adutora de Tabocas. "A obra foi concluída e, cerca de um ano depois, inaugurada. É importante lembrar que só por meio dela pôde ser feita a reversão de Jucazinho", disse.Os 930 mil metros de duplicação da ponte entre Santa Cruz e São Domingos também constam num documento de agosto de 2006 citado por Vieira. "Não admito que tudo seja creditado ao Programa Todos por Pernambuco. O atual Governo só concluiu o trabalho", afirmou. Quanto ao recapeamento da PE-160, o parlamentar pediu para registrar a licitação e preparação da obra feitas no Governo Jarbas, restando apenas a execução para a gestão de Eduardo Campos a execução das medidas.
(Diário Oficial)

domingo, março 02, 2008

Edson Vieira retoma os trabalhos na Assembléia Legislativa

Depois do recesso parlamentar, o deputado Estadual Edson Vieira, do PSDC, retoma os trabalhos na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. O parlamentar não parou um minuto durante recesso. Ele aproveitou o período para visitar suas bases no interior do estado.
Durante as visitas, Edson Vieira aproveitou a oportunidade para ouvir as demandas da população, e também receber várias felicitações pelo destacado trabalho desenvolvido no seu primeiro ano de assembléia legislativa.
“Durante o recesso trabalhei bastante, cumpri minha obrigação de homem público de ficar alerta 24 horas por dia para os anseios da população. Foi isso que fiz, e sempre continuarei a disposição daqueles que depositaram em mim o seu voto de confiança”, disse Edson Vieira.
Agora depois de vários requerimentos, indicações e projetos de lei aprovados, Edson Vieira volta ao Palácio Joaquim Nabuco para dar continuidade ao trabalho que vem recebendo elogios por parte de seus colegas deputados, da imprensa estadual e dos pernambucanos.
Edson Vieira solicita poços artesianos para a zona rural

Um problema que assola permanentemente o nordeste, e que traz vários prejuízos econômicos e sociais é a falta d’água nas localidades rurais.
Preocupado com o tema, o deputado estadual Edson Vieira, PSDC, enviou indicações ao governador do estado, bem como ao secretário de Agricultura, Ângelo Ferreira, para que não medissem esforços para a construção imediata de poços artesianos na Vila do Pará, mais precisamente no sítio Horizonte.
Outra localidade também seria beneficiada com a perfuração de poços, a comunidade do Pindurão, onde dezenas de famílias teriam sua qualidade de vida melhorada com a chegada da água.
A solicitação foi enviada também ao presidente da Empresa Pernambucana de Pesquisas Agropecuárias (IPA), Júlio Zoé de Brito para o início da implementação dos poços artesianos.
Para o deputado Edson Vieira, os poços vão auxiliar no cotidiano dos moradores das localidades rurais, pois muitos têm que andam por vários quilômetros para encontrar um pouco d água.
“Temos a responsabilidade como homens públicos de proporcionar dignidade a população, a chegada da água é um fator que contribui diretamente para que isso ocorra”, disse o deputado Edson Vieira.
Edson Vieira luta por acesso ao Moda Center

Os moradores do distrito de São Domingo têm sua economia focada na produção de confecções, que contribuem de forma direta para o desenvolvimento do Pólo. Entretanto, o acesso ao empreendimento Moda Center fica difícil pela ausência de uma via com acesso mais curto ao local .
Atento a causa dos moradores de São Domingos, o deputado Edson Vieira enviou indicação 306/2007 para o governador Eduardo Campos, extensivo ao secretário estadual de Transporte, Sebastião Oliveira, para seja construída uma via ligando o distrito à PE-160. A alternativa contribui para que a produção confeccionista do distrito tenha uma logística mais eficaz para escoamento dos produtos.
A obra teria uma extensão de apenas três quilômetros, e cruzaria o rio Capibaribe trazendo inúmeros benefícios a comunidade de São Domingos.
Para Edson Vieira a obra é mais um instrumento de desenvolvimento. “Primeiro conseguimos trazer a duplicação da ponte, agora a nossa luta está voltada para a via que encurte o caminho ao Moda Center”, disse Edson Vieira.
Recapeamento Asfáltico para Santa Maria do Cambucá

A população de Santa Maria do Cambucá há tempos reclama com relação à falta de manutenção do trecho que liga o trevo da PE-90 até o centro da cidade. O acesso está com vários danos o que dificulta a mobilidade dos moradores da localidade que precisam se deslocar para outras cidades.
Para atender as reivindicações da população de Santa Maria do Cambucá, o deputado estadual Edson Vieira, do PSDC, realizou indicação 270/2007 solicitando ao diretor presidente do Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco, Manoel Nascimento Morais, que atue no sentido de iniciar o mais breve possível a obra de recapeamento no asfalto da via.
Edson Vieira se mostra preocupado com a restauração do acesso à cidade. “O trecho é muito importante para a localidade. As condições atuais da via comprometem a segurança no trânsito de Santa Maria do Cambucá, onde tanto os motoristas quanto os pedestres correm riscos iminentes”, disse Vieira.

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Edson Vieira alerta para antecipação da disputa eleitoral em Santa Cruz do Capibaribe

O deputado Edson Vieira, do PSDC, afirmou, nesta quinta(vinte e oito de fevereiro), que a proximidade das eleições já começa a influenciar o comportamento dos políticos de Santa Cruz do Capibaribe. Segundo o parlamentar, seus aliados vêm sendo discriminados pelo grupo do Prefeito José Augusto Maia.O deputado informou que, como o transporte alternativo é proibido no município, na última quarta houve a apreensão, por parte da guarda municipal, do veículo de um aliado político, que fazia transporte de passageiros. Mas, nesta quinta, estão circulando pela cidade três veículos de transporte alternativo, e nem a guarda municipal nem a polícia apreenderam os carros.Para o parlamentar, se existe uma lei, ela deve ser cumprida por todos. Vieira acredita que está sofrendo perseguição dos adversários, mas vai tomar as providências necessárias para impedir esse tipo de atitude.
(Fonte: Alepe)

quarta-feira, fevereiro 27, 2008



Vieira avalia setor econômico

Dois textos publicados na edição de ontem do jornal Folha de Pernambuco foram usados para embasar o pronunciamento do deputado Edson Vieira (PSDC). O parlamentar destacou o artigo do advogado e economista Hélio Campagnucio, que fez uma reflexão sobre o planejamento tributário brasileiro e o papel das micro e pequenas empresas em relação aos empreendimentos que surgem no País. Em seguida, citou a nota publicada na coluna Folha Econômica, assinada pelo jornalista Paulo Emílio. O texto, intitulado Costurando Desenvolvimento, tratou o setor têxtil de Pernambuco."Além da reflexão e do alerta sobre os tributos e aumento do IOF, Campagnucio nos traz importantes dados, já conhecidos sobre o setor, mas talvez minorizados pelo Governo Federal, sobre a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento do Brasil", afirmou Vieira. De acordo com o artigo, os pequenos negócios geram cerca de 28,7 milhões de empregos formais e informais. "Apesar desses dados, o setor continua sofrendo com as estratégias governamentais e ausência da reforma tributária. Por isso, esta Casa deve sempre ficar atenta e, sempre que possível, manifestar-se sobre o assunto", completou o parlamentar.Com relação ao texto de Paulo Emílio, Edson Vieira ressaltou números que afirmam a importância do Pólo de Confecções do Agreste. "São cerca de 90 mil empregos e uma receita de mais R$ 1,5 bilhão para o Estado. É com satisfação que representamos essa região", declarou. Entretanto, o deputado lembrou ser necessário o apoio dos Governos Estadual e Federal para fornecer mais infra-estrutura a Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.Vieira voltou a defender a duplicação da BR-104 como um dos exemplos de melhorias possíveis para o Agreste. "Precisamos melhorar a malha rodoviária do Agreste e realizar um trabalho de desenvolvimento e fortalecimento", reiterou.

(Diário Oficial -26-02-08)

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

TODOS COM A NOTA: Cadê o dinheiro dos clubes?

O primeiro turno do Campeonato Pernambucano de Futebol está chegando ao fim, mas até agora os clubes não viram a cor do dinheiro do programa Todos com a Nota.Pelo contrato firmado, Sport, Náutico e Santa Cruz têm direito a vender 10 mil ingressos, cada, através do programa. O Central, de Caruaru, tem quota de 3,5 mil, e os demais times a 2,5 mil.Sem receber nada, a chiadeira é geral. Nessa quarta-feira, o deputado estadual Edson Vieira (PSDB) aproveitou a questão para cobrar o repasse ao Governo Estadual.“Faço um apelo ao Governo do Estado, à Secretaria da Fazenda e aos demais órgãos envolvidos nessa questão para que esse problema seja solucionado. Com esse dinheiro, compram material esportivo, medicamentos, alimentação, pagam hospedagem e salários de jogadores. Além desses recursos, os clubes teriam direito também a 10 mil reais pelas ‘mangas’, ou seja, patrocínio para cada time. O problema é que esse dinheiro não chegou e nós precisamos apresentar uma solução para essa questão”, concluiu Vieira.

(Blog da Folha 21-02-08)


Times amargam falta de recursos e pedem ajuda


O repasse da verba do Programa Todos com a Nota para os times de futebol pernambucanos foi solicitado, ontem, pelo deputado Edson Vieira (PSDC). "Os times do Estado, em especial, os nove times do Interior, têm enfrentado sérias dificuldades e ainda não receberam a verba à qual tem direito", criticou, fazendo um apelo ao Governo, à Secretaria da Fazenda e à Federação Pernambucana de Futebol. O programa possibilita que o torcedor troque cada R$ 100,00 em notas fiscais pelo vale-cidadão, que pode ser substituído por ingresso para os jogos. "Os times da Capital têm direito a dez mil ingressos por partida e, os do Interior, 2.500 por time, com exceção do Central de Caruaru, que tem a cota de 3.500 ingressos", salientou. Aos clubes do Interior também são destinados mais de R$ 10 mil pela propaganda colocada nas mangas dos uniformes. Vieira destacou a importância da verba para a manutenção das equipes. "Os atletas utilizam esse montante para comprar material esportivo, medicamentos, alimentação, pagar hospedagens e salário dos jogadores", disse, lembrando que o Todos com a Nota foi criado em substituição ao Programa Futebol Solidário Pernambuco Alto Astral, apresentado pelo então governador Jarbas Vasconcelos, em 1999.
(Diário Oficial - 22-02-08)

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Ô PASSADO!
Deputado avisa sobre comparações

A tarde de ontem, assim como os outros dias do retorno das atividades na Assembléia Legislativa, teve seus momentos de troca de farpas entre oposição e governistas. O assunto do dia foi sobre educação.E aí os Lázaros ressuscitam, com acusações ao passado recente ou mais distante. É sempre aquela história da herança maldita que todos dizem ter recebido.Deputado da oposição, mas que prefere não entrar nessa seara, Edson Vieira (PSDC) contesta a forma como o governador Eduardo Campos (PSB) aproveita os eventos para criticar os governos de Jarbas Vasconcelos (PMDB).“O governador tem um ano e dois meses, e não tem porque em todo discurso falar do que encontrou. Isso força a oposição a fazer comparações com o passado. Isso não é bom para Pernambuco”, alerta Vieira.

CANDIDATO

O deputado, por sinal, assumiu a candidatura a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e quer colocar até o PT no seu palanque, junto com o DEM, PMDB, PSDB e PPS. Edson garante que seu principal adversário e também deputado estadual, Antônio Figuerôa (PTB), não tem ingerência sobre os petistas.“Estamos conversando com o PT. É um partido que tem quadros importantes e podem ajudar na administração”, contou.

(Blog da Folha de Pernambuco 15-02-08
)

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Leis orientam vítimas de trânsito sobre o Dpvat

Um direito garantido por lei, mas que nem sempre os brasileiros usufruem no momento em que precisam. É isso que muitas vezes acontece com o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat). Com o intuito de informar os pernambucanos sobre o recurso, o Governo do Estado sancionou a Lei n° 13.348, em dezembro de 2007, originada por meio do Projeto de Lei n° 287/2007, do deputado Edson Vieira (PSDC). A legislação determina que o Estado inclua o aviso sobre o seguro nos boletins de ocorrência relacionados com acidentes de trânsito.De acordo com o autor da proposição, a idéia é evitar que as pessoas sofram golpes de grupos especializados em furtar os recursos do Dpvat. "Recebemos diversas denúncias de que vítimas em acidentes de trânsito têm seus direitos lesados por um grupo de pessoas ligadas às funerárias (advogados, agentes públicos e funcionários) que se aproveitam da falta de informação sobre a obrigatoriedade e o direito de indenizações provenientes do Dpvat", explicou Edson Vieira na justificativa do projeto.Segundo o parlamentar, várias pessoas assinam procurações acreditando que só receberão as indenizações caso adotem os procedimentos orientados por esses grupos. "Alguns advogados chegam a pagar, antecipadamente, as despesas do funeral porque sabem que receberão muito mais quando for liberado o seguro das vítimas", acrescentou Vieira.

Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 09/02/2008.

sábado, fevereiro 02, 2008

Inovação

Candidatíssimo a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, o deputado Edson Vieira (PSDC) pode inovar, tendo uma mulher como vice, a empresária Miriam Badu (PMDB).
Diário Político (Diário de Pernambuco - 31-01-08)

quarta-feira, janeiro 23, 2008



101 FM entrevista deputado estadual

O deputado estadual pelo PSDC, Edson Vieira, concedeu hoje pela manhã entrevista á 101 FM, onde respondeu as perguntas formuladas pela equipe de jornalismo da 101 FM e interagiu com o ouvinte através do telefone respondendo aos questionamentos que os mesmos o faziam.O deputado mostrou calma durante a entrevista e falou sobre seus feitos na ALEPE (Assembléia Legislativa de Pernambuco) e dos seus projetos para Santa Cruz do Capibaribe se eleito prefeito nas eleições de outubro. Quando questionado por um ouvinte sobre o que faria com a Praça dos Estudantes (Espaço Cultural Pedro Maia) já que, segundo o ouvinte é um espaço inútil se eleito, o deputado frisou que pretende ouvir as idéias da população para só então decidir o que fazer. O fato é que Edson Concordou com o ouvinte e disparou criticas ao governo municipal.Durante toda a entrevista, que durou cerca de uma hora e 20minutos, o telefone não parou de tocar. Os ouvintes também puderam participar pela internet através do MSN
ouvinte101fm@hotmail.com.


Ouvinte critica atual estado da Escola Especial


Durante a entrevista uma ouvinte, a senhora Fabiana residente no bairro de São Cristovão fez criticas ao governo municipal e ao descaso, que segundo ela, o mesmo esta tendo com a Escola Especial Virgilina Pereira.De acordo com Fabiana a escola está sucateada e a maioria dos equipamentos quebrados. De acordo com ela foi o grupo que está à frente da cidade que promoveu o quebra-quebra dos equipamentos. Fabiana afirmou ainda que mesmo assim muitos dos professores que trabalham lá são ótimos profissionais e finalizou chamando a secretaria de educação do município, a senhora Socorro Maia, de ditadora e o prefeito da cidade, o senhor José Augusto Maia, de centralizador.
(Blog do Melqui Lima -22-01-08)

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Foto: Juliana Santos



Edson Vieira participa da festa de Santo Amaro


A cidade de Taquaritinga do Norte parou na terça-feira (15) para acompanhar a tradicional procissão do padroeiro Santa Amaro que levou milhares de fiéis pelas ladeiras da cidade.
O deputado Edson Vieira (PSDC) acompanhou todo o cortejo ao lado do prefeito Jânio Arruda, dos vereadores Cacalo, Demir, Demar e Felipe, bem como o vice-prefeito Borges. Na ocasião compareceu também o deputado federal Roberto Liberato (DEM).
Antes do andor com a imagem do santo Amaro ser levado por diversos bairros da Dália da Serra, o carismático padre Expedito realizou missa com bastante energia, que incluiu na liturgia cânticos e músicas religiosas.
O bispo Dom Bernadino também proferiu palavras sobre a importância do santo para a igreja católica, bem como ressaltou a comemoração de 60 anos da Diocese sediada em Caruaru.
Outra presença que chamou a atenção foi a do padre Bianchi Xavier, que já foi o pároco de Santa Cruz do Capibaribe, e que hoje atua em Caruaru. Ao final da procissão foi realizada missa na igreja matriz comandada pelo pároco local, padre Elias.
O deputado Edson Vieira aproveitou a ocasião para rever amigos e correligionários que sempre o apoiaram na cidade. “É sempre bom reencontrar os amigos de Taquaritinga do Norte junto a um grandioso e tradicional evento que é a festa de Santo Amaro”,
disse.